Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Agora, o bom senso

Com a sanção da presidente da República do projeto de lei que restabelece a volta do antigo fuso horário do Acre e do Sul do Amazonas, a partir do próximo dia 10, o que se tem a fazer é cumprir, em respeito à vontade popular expressa no referendo realizado há quase quatro anos.

Mesmo que a questão tenha sido contaminada por todo tipo de interesses políticos e eleitoreiros, o que foi sancionado deve ser cumprido em respeito à vontade popular e ao Estado Democrático de Direito.

Isso não impede, entretanto, que, havendo necessidade, não se façam adaptações de horários de atividades ou setores, como o comércio e serviços, para não serem prejudicados.  Sobretudo, durante o horário de verão em que a diferença para o horário oficial de Brasília vai subir para três horas. Assim como para outros setores que se sentirem prejudicados.

Neste aspecto, é preciso descontaminar a questão e usar o bom senso para fazer essas e outras adaptações necessárias. Inclusive considerando que uma significativa parcela da população já havia se adaptado ao novo horário. Basta fazer uma pesquisa para aferir essa constatação.

Respeito à lei e bom senso é tudo o que a sociedade exige, sem mai procrastinações.


Sair da versão mobile