Na última quinta-feira, 31, a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, coordenadora do Programa Acre Solidário, em parceria com a Central de Articulação de Saúde (Cades), o Lions Clube Barão do Rio Branco e a Associação dos Colunistas Sociais (Acos), realizou o lançamento da campanha que dá inicio à arrecadação de donativos para a terceira edição do Brechó de Natal e Amigas. O evento ocorreu no Afa Jardim e contou com a apresentação de um desfile para a venda de aproximadamente 50 vestidos, que foram doados por Vilma Rocha, uma renomada costureira de Brasília.
O evento foi aberto ao público e reuniu diversas pessoas que, além de prestigiarem o lançamento da campanha, aproveitaram para colaborar adquirindo as peças disponíveis. “Hoje estamos iniciando mais uma edição do Brechó de Natal do Acre Solidário, onde já colocamos à venda todos os vestidos que foram expostos no desfile. O que não vendermos agora, iremos disponibilizar de 6 a 8 de dezembro na realização do brechó, em frente ao quartel da Polícia Militar”, destacou Marlúcia.
A primeira-dama do município Gicélia Viana esteve presente e, à frente do programa Rio Branco Amiga, propôs todo apoio ao Acre Solidário: “O Rio Branco Amiga, que teve início em maio de 2013 – na época da alagação -, fechou parceria com o Acre Solidário. Essa cooperação é sinônimo da união de 2 corações que lutam por uma única causa: ajudar as pessoas carentes e apoiá-las”, enfatizou Gicélia.
Para Moisés Alencastro, vice-presidente da Acos, prestar apoio ao Acre Solidário significa fortalecer ainda mais as ações do programa.
Durante o evento, houve ainda uma exposição do projeto ‘Arte de Ser’, coordenado pelo psicólogo Fabiano Carvalho, que também firmou parceria com o Acre Solidário. Na ocasião, foram disponibilizados quadros e camisas produzidos pelos integrantes do projeto – pessoas de todas as idades, com ou sem sofrimento mental, internos do Hosmac e comunidade em geral.
O Brechó de Natal e Amigas será realizado de 6 a 8 de dezembro, em frente ao Comando da PM. Com o lançamento da Campanha, o Acre Solidário já inicia a arrecadação de donativos. Os postos de doações ficam localizados no Palácio das Secretarias, Oca, Fieac e Comando da Polícia Militar. (Ana Paula Pojo / Agência Acre)
Internos da Apadeq fazem exposição de marchetaria na abertura do brechó
Internos da Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) realizaram exposição de 56 quadros de marchetaria, nesta quinta-feira, 31, durante a abertura do Brechó de Natal e Amigas, idealizado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândido, no Buffet Afa Jardim.
O material exposto é fruto de uma parceria. De um lado, o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) tem adolescentes necessitando de tratamento contra a dependência química, do outro, a Apadeq apresenta escassez de cursos profissionalizantes: unidas, as instituições firmaram acordo e os problemas foram resolvidos.
O ISE disponibilizou algumas das vagas que possuía, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para a associação. Assim, os internos foram contemplados com os cursos de marchetaria e pintor, ministrados por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os quadros foram elaborados durante o curso de marchetaria, que teve carga horária de 160 horas/aula. A exposição possibilitou a venda de algumas peças e o próximo passo é realizar outros eventos semelhantes, revela a assistente social do ISE, Sionete Sousa: “Queremos que a sociedade veja que eles conseguem fazer a arte”.
De acordo com o presidente do ISE, Henrique Corinto, a parceria irá se estender por tempo indeterminado. “Vamos levar mais cursos profissionalizantes, além dos de marchetaria e pintor que eles já concluíram. A próxima capacitação deve ser de eletricista predial. Esse é um trabalho do Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma. (Brenna Amâncio / Assessoria ISE)