Pular para o conteúdo

Simulador de direção está disponível na sede do Detran

simuladord 
O simulador de direção veicular, equipamento que reproduz em detalhes as situações que o motorista enfrenta no seu dia a dia por meio da realidade virtual, está disponível, por tempo indeterminado, na sede administrativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para demonstração aos usuários e demais interessados.

 Com o objetivo de utilizar a tecnologia para qualificar a formação de novos condutores e ter mais segurança no trânsito, o simulador possibilita que os candidatos tenham noções de direção veicular, antes do acesso real ao veículo, que somente é feito nas aulas práticas. Utilizando o equipamento, os futuros condutores devem passar por situações que permitem o domínio da máquina, como se estivessem dirigindo um veículo de verdade.

 De acordo a diretora-geral da autarquia, Sawana Carvalho, é importante divulgar e colocar o equipamento à disposição da sociedade, uma vez que o mesmo será obrigatório para o processo de habilitação de condutores. “As pessoas já podem começar a se familiarizar com o simulador, que está aqui na sede do Detran para utilização a  custo zero”, ressalta.
A servidora pública Mira Lima, que trabalha no Departamento de Trânsito, aproveitou o horário de almoço para conhecer o equipamento. “Achei muito interessante a iniciativa. A sensação é um pouco diferente de estar dentro de um carro de verdade, mas para quem não tem noção dos comandos, é bem legal, dá para aprender bem. Acredito que o uso do simulador será muito proveitoso para quem for tirar a carteira”, avalia.

 Os simuladores de direção veicular devem ser instalados, por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em todas as autoescolas do país até 31 de dezembro deste ano, e serão utilizados durante a formação dos candidatos à carteira nacional de habilitação categoria ‘B’.