X

S.O.S. Reciclagem é lançado para ajudar na proteção de quelônios no Rio Juruá

 
Com o objetivo de promover a educação ambiental sobre os resíduos sólidos e apoiar as atividades de proteção das desovas de quelônios ao longo do Rio Juruá, a S.O.S. Amazônia lançou a campanha S.O.S. Reciclagem, na manhã desta quinta-feira, 7. A campanha faz parte das comemorações de 25 anos de atuação no Acre. O supermercado Araújo é parceiro da ação e terá posto fixo de coleta seletiva.

“É a garantia de que podemos ter um número maior de pessoas tendo uma nova atitude. Essa campanha visa à mudança de hábito das pessoas. Gera renda para apoiar a proteção de desova de tracajá no Juruá”, explica o diretor geral da S.O.S. Amazônia, Miguel Scarcello.

 A iniciativa começou a ser colocada em prática em fevereiro de 2013, por meio de uma campanha experimental de educação, recepção e coleta de material reciclável, no bairro Cadeia Velha, envolvendo cerca de 20 moradores.

 Entre fevereiro a julho, apenas com esses moradores, foram coletados aproximadamente 220 quilos de resíduos. A partir de agora, com a parceria da comunidade, do Supermercado Araújo (loja do Aviário), da Prefeitura de Rio Branco, através da Semeia, e do Governo do Estado, através da Secretaria de Pequenos Negócios (Sepn), a campanha ganha mais capacidade de abrangência e logística.

 No bairro Cadeia Velha estão sendo cadastradas 120 famílias para participar do projeto de forma voluntária. Algumas famílias já entregam seus resíduos na sede da S.O.S. Amazônia.
As que moram mais afastadas da sede vão selecionar o material e seguir o calendário de coleta divulgado pela entidade. Ao catador que fizer a coleta, será pago no ato da entrega na S.O.S. a quantidade coletada de resíduo, e por quilo de material coletado.

 O trabalho sobre resíduos sólidos da S.O.S. é um exemplo para toda a sociedade. “Antes mesmo da lei sobre a política de Resíduos Sólidos ser sancionada em 2010, a S.O.S. sempre teve trabalhos voltados para a reciclagem e processo seletivo. Então, é um prazer para nós, da Semeia, apoiar iniciativas como essas”, confirma a secretária municipal, Sílvia Brilhante.
De acordo com a gestora ambiental da Plasacre, Camila Consolo, a empresa recebe os resíduos que são reciclados e transformados em bens de consumo, como telhas e mangueiras de irrigação.

“A Plasacre existe no Acre há 3 anos. Para conseguir material, já tivemos, inclusive, de comprar resíduos de outros estados pela falta de material em Rio Branco”, explica a gestora ambiental.

 Hoje a Plasacre recicla 300 toneladas de resíduos por mês. A capacidade produtiva é de 700 toneladas. “Não estamos nem na metade do que podemos recolher e transformar”, afirma ela.

METAS – Inicialmente estima-se a coleta de 800 kg/mês para ser comercializados junto à indústria Plasacre. Um total mensal de R$ 500,00. De todo o dinheiro arrecadado, 27,5% será destinado à coleta dos materiais e gestão do processo, enquanto que 72,5% será investido na proteção das desovas.

Lista de materiais recicláveis

 Embalagens Plásticas: Garrafas de refrigerante, água mineral, água sanitária, amaciantes de roupas, desinfetante, detergente, potes e garrafas de shampoo, condicionador, produtos de limpeza, iogurte grande e pequena. Potes de manteiga, margarina, requeijão, sacos de arroz, feijão, açúcar, farinha, sacolas de supermercados, baldes e bacias, vasilhas plásticas, mesas e cadeiras de bar.

Alumínio: Latinhas e panelas velhas

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: