O fim de semana chuvoso reafirmou o período de inverno amazônico em Rio Branco e em várias partes do Estado. Em menos de 4 dias, o nível do Rio Acre na Capital subiu 1,51 metros. Na tarde de ontem, o nível registrado pela Defesa Civil Municipal foi de 4,30 metros, sendo que na última sexta-feira, 15, os números apontavam 2,79 metros.
Ainda assim, segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, George Santos, a alteração no nível do rio é completamente normal, levando em consideração o período do ano. “No mês passado, o rio atingiu uma marca superior a essa. É bom lembrar que estamos em novembro e as chuvas só tendem a aumentar este quadro, mas nada alarmante”, declara.
O coordenador alega não ter previsão da situação do Rio Acre para as próximas semanas. Contudo, ele afirma que a Defesa Civil já está preparada para casos de enchentes.
“Estamos em alerta para o risco de o rio atingir a cota de 13,50 metros. Caso isso aconteça, contamos com um Plano de Contingência. Os meses de janeiro até abril são mais suscetíveis a esta situação. Mas vale salientar que o aumento atual é completamente normal”, afirma George Santos.