O prefeito Marcus Alexandre assinou nesta segunda feira, o termo de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e um termo de compromisso de elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar. Presente na solenidade de assinaturas na sede da prefeitura, o secretário de Assistência Social do Governo do Estado, Antônio Torres, explicou que as adesões só foram possíveis porque Rio Branco foi avaliada e aprovada pelo ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome porque tem os mecanismos necessários, como o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, o Banco de Alimentos e o Restaurante Popular.
Para o prefeito é muito importante alinhar as ações dos governos Federal, Estadual e Municipal. “O Governo Federal agora cobra propostas organizadas e a criação de conselhos em todas as áreas como uma forma de exigir mais eficiência das outras esferas. Estamos felizes com as adesões, que nos garantem a organização de todos os nossos serviços neste setor para alcançar o maior número de entidades e pessoas com a segurança alimentar”.
Com a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar, segundo a secretária de Cidadania e Assistência Social, Dôra Araújo, o município de Rio Branco, poderá, por exemplo, participar de editais e concorrer a convênios do governo Federal para a distribuição de alimentos para ofertar a entidades filantrópicas.
Com relação ao Plano Municipal de Segurança Alimentar, Dôra, relata que agora será criada uma comissão coordenada pela Semcas para, junto ao Conselho Municipal e outros órgãos ligados ao tema, elaborar o Plano, o que deve acontecer até março do próximo ano. (Ascom PMRB/ Foto: Adonay Melo)