6 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

6 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Mais de cem famílias do PAF Havaí, em Mâncio Lima, recebem título da terra

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
23/11/2013 - 20:31
Manda no zap!CompartilharTuitar

Cento e três famílias de produtores rurais da cidade de Mâncio Lima, no Vale do Juruá, receberam na tarde desta quinta-feira, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), um dos documentos mais importantes para o trabalhador do campo: o título de concessão de uso da terra. Foram beneficiados os produtores do Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Havaí.

“O título de concessão de uso significa mais uma política pública que chega ao município e traz cidadania. É um documento para que vocês possam acessar o crédito rural e uma série de benefícios do Governo Federal e estadual. É um documento de identidade da terra que garante a posse para as famílias, para filhos e netos”, disse o superintendente do Incra, Idésio Franke.

O governador Tião Viana ressaltou a importância do documento para as famílias. “É como um documento de identidade da terra e isso permite que as famílias tenham mais dignidade, possam acessar mais benefícios, tenham direito a ir a um banco pegar um financiamento, podem melhorar sua casinha, sua produção”, comentou.

A produção familiar sustentável é uma das prioridades da gestão do governador Tião Viana. E o título da terra permite avançar ainda mais em algumas políticas públicas. O ano de 2013 encerra com 350 hectares de mecanização, 150 toneladas de calcário distribuídos e 70 açudes construídos na cidade de Mâncio Lima.

“São políticas públicas pensadas e desenvolvidas para beneficiar o trabalhador rural, as comunidades. O produtor recebe incentivo, assistência técnica, auxilio para acessar o crédito bancário. A ideia é fortalecer a atividade agrícola”, acrescentou o secretário de Produção, Lourival Marques Filho.
Oito famílias também receberam os equipamentos necessários para montar casas de vegetação que vão garantir a produção de hortaliças que serão vendidas dentro do Programa de Aquisição de Alimentos, que tem mais de 40 produtores rurais cadastrados e R$ 284 mil disponíveis para o município.

A produção adquirida pelo governo através do PAA é destinada para a merenda escolar e instituições beneficentes. Também foram entregues 800 mudas de coco, simbolizando as mais de 80 mil mudas que já foram plantadas no Vale do Juruá.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Isso pra gente é um beneficio muito importante. Primeiro, garante que a terra é mesmo nossa e que vai ser dos nossos filhos, netos. Depois a gente pode pegar um financiamento, melhorar o nosso plantio, nossa casa”, disse a produtora Maria Silva, uma das beneficiadas com o título de propriedade. (Tatiana Campos / Agência Acre)


Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Tribunal de Justiça do Acre antecipa participação na Semana Nacional de Conciliação

Próxima Notícia

Acre pode deixar de receber U$ 9,6 milhões

Mais Notícias

Foto: Reprodução/Foto: Procon-TO
2º destaque

URGENTE! Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol é registrado em Rio Branco

06/10/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
4º destaque

Ufac fecha com Cebraspe para vestibular de Medicina 2026 com questões sobre História e Geografia do Acre

06/10/2025
Cirurgiões realizam a maior cirurgia de aneurisma de aorta do Acre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
6º destaque

Médicos do Acre fazem cirurgia inédita para remover aneurisma de mais de 10 cm em paciente de 63 anos

06/10/2025
Foto: José Caminha/Secom
1º destaque

Onda polar chega ao Acre com previsão de chuvas fortes e queda de temperatura para até 17ºC

06/10/2025
Foto: Leandro Chaves
3º destaque

Agentes de saúde de Rio Branco mobilizam novo ato para cobrar atualização do piso

06/10/2025
Foto: Anne Nascimento
Geral

Em Rio Branco, usuários do transporte público já podem pagar passagem com PIX

06/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Acre pode deixar de receber U$ 9,6 milhões

EMPREENDEDORES: Nuvens de dados

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre