2 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Projeto Cidadão: continuam habilitações para edição de Natal do Casamento Coletivo

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
26/11/2013 - 20:42
Manda no zap!CompartilharTuitar

projetoc13 
Continuam abertas as inscrições para o Casamento Coletivo do Projeto Cidadão, programa social idealizado e executado pelo Tribunal de Justiça do Acre desde 2005.
A cerimônia da edição especial de Natal será realizada no próximo dia 21 de dezembro, às 18 h, no Estádio Arena da Floresta.

 Os interessados em participar devem agendar suas habilitações no posto de atendimento do Projeto Cidadão, que fica na Praça do Cidadão, no Fórum Barão do Rio Branco, centro de Rio Branco.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Os trabalhos de agendamento devem continuar até que se esgotem todas as 675 habilitações disponíveis para a edição de Natal do Casamento Coletivo. Uma vez realizado o agendamento, os atendimentos para o procedimento de habilitação devem ser realizados diretamente nos cartórios de Registro Civil de Rio Branco.

 De acordo com Alessandra Araújo, membro da comissão organizadora do Projeto Cidadão, até à última segunda-feira (25) cerca de 500 casais já haviam passado pela triagem de documentos. Ela destaca, no entanto, que é grande o número de pessoas que tentam realizar a habilitação sem apresentar documentos aptos à habilitação do Casamento Coletivo. “Já foram habilitados cerca de 500 casais. No entanto, destes, somente 350 portavam documentos aptos à habilitação. São pessoas divorciadas portando certidão de casamento sem averbação dos divórcios, ausência de inventários no caso de pessoas viúvas, rasuras na certidão de nascimento em campos essenciais para a identificação do cidadão, erros de grafia no documento de identidade (RG), entre outros problemas”, explicou a servidora.

 Todos os casais deverão comparecer ao cartório com duas testemunhas, maiores de 18 anos e que assinem o nome. No caso de maiores de 70 anos, o regime de casamento será, obrigatoriamente, o de separação de bens (Lei 12.344/2010).

 Viviane Silva é uma das noivas que irão dizer sim na edição especial de Natal do Casamento Coletivo do Projeto Cidadão. Ela destaca que a ação do Poder Judiciário Acreano representa uma maneira mais rápida – e descomplicada – de oficializar o matrimônio. “É uma forma mais fácil de se casar, sem tanta burocracia. Essa edição veio em boa hora para que possamos nos casar e também para que outras pessoas tenham essa oportunidade, uma vez que nem todos têm condições de pagar a taxa. Eentão eu considero esse projeto como algo muito positivo para os acreanos”, disse ela.

 São parceiros na realização do evento o Governo do Estado do Acre, o Sindicatos dos Fotógrafos do Acre e os ofícios de Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Rio Branco.
Casamento Coletivo

 Dos inúmeros serviços prestados pelo Projeto Cidadão, o Casamento Coletivo é um dos mais procurados pela população, já que representa uma forma inteiramente gratuita, rápida e desburocratizada de contrair matrimônio.

 Em seus 18 anos de existência, o Projeto Cidadão já promoveu a celebração de mais de 32 mil casamentos em todo o Estado.

 Só na edição especial de 2012, foi celebrada a união civil de 1.100 casais, em uma grande festa realizada no Estádio Arena da Floresta. Na ocasião, mais de 3,5 mil pessoas acompanharam o evento, que reuniu, além dos 2.200 noivos, seus familiares e convidados.

 As edições do Casamento Coletivo integram o calendário anual de atividades do Poder Judiciário, vez que a atividade envolve grande número de participantes. Além dos noivos, seus familiares e convidados participam de uma grande celebração, com direito a decoração especial de casamento e apresentações artísticas.


Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

PC deflagra “operação patriarcas”, prende 17 por tráfico e associação

Próxima Notícia

Técnicos agrícolas cobram inclusão da classe na Lei Cartaxo aprovada na Aleac

Mais Notícias

Carteira de trabalho — Foto: Gilson Abreu/AEN
6º destaque

Sine oferta mais de 650 vagas no Acre nesta segunda, com oportunidades para atendente, pedreiro e servente

02/02/2026
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
1º destaque

Previsão do tempo no Acre para esta segunda-feira indica calor, vento e chuvas isoladas

02/02/2026
Foto: Arquivo/Secom
Destaques Cotidiano

Ano letivo 2026 no Acre: aulas da rede estadual começam em 23 de fevereiro

01/02/2026
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
4º destaque

Com provas em Rio Branco, Câmara dos Deputados lança concurso com salário de R$ 21 mil

01/02/2026
Programa ajuda a combater a pobreza energética ao evitar acidentes domésticos com formas alternativas de cozinhar - Foto: Ricardo Botelho/MME
5º destaque

Vale-gás: mais de 25 mil famílias do Acre recebem botijão gratuito; saiba como acessar

01/02/2026
Foto: Val Fernandes
6º destaque

Rio Branco aparece entre as seis capitais com melhores indicadores ambientais do país

01/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Técnicos agrícolas cobram inclusão da classe na Lei Cartaxo aprovada na Aleac

Caminhonete capota após colisão com veículo Gol no bairro Nova Estação

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre