X

Ermício Sena vence eleições e assume o PT no Acre em fevereiro de 2014

 A partir de 2014, o Partido dos Trabalhadores (PT) será dirigido pelo professor Ermício Sena. Na eleição realizada no último domingo, dia 10, Ermício obteve 1.468 (49%) votos em um universo de 2.454 votantes. O 2º colocado na disputa, o deputado federal, Sibá Machado (PT/AC) obteve 986 (41%). A nulidade de votos foi de 10%. Estavam aptos a votarem 3.176 eleitores.

 Em coletiva à imprensa, a cúpula petista falou dos rumos que o partido seguirá em 2014. Dois pontos são consenso na sigla: a reeleição do governador Tião Viana e da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com as lideranças, as intrigas dentro do partido se encerram no último domingo. Agora, a meta é fortalecer as bases visando, além dos objetivos já citados, eleger o maior número de deputados estaduais e reeleger deputados federais que ocupam uma cadeira pelo PT.

Outro ponto admitido por todos é o apoio em torno do nome do senador Aníbal Diniz (PT/AC). As tendências presentes se manifestaram positivamente em apoio a Aníbal, que deve se consolidar como o candidato não só do PT em 2014, mas da Frente Popular.

 O atual presidente do PT no Acre, Leonardo de Brito, disse que o partido continua unido e pediu à militância que nunca deixe a estrela do PT se apagar. Falou, ainda, que o Processo de Eleições Diretas (PED) é um momento rico da democracia brasileira.

 O discurso de Brito foi seguido pelo prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, que argumentou que quem quer democracia, primeiro precisa fazê-la. “O PT não tem dono. Quem quer usar a democracia tem de exercer a democracia”, argumentou o prefeito.

 O senador Aníbal Diniz (PT/AC) pontuou que o PT não é um partido só de cartório, mas que existe na prática e defende suas ideias, embora, o partido aglutine várias tendências ideológicas. “O PT é um partido de massa e não cartorial. É o único que os militantes votam e podem ser votados. Esse acirramento foi fundamental para sacudir a militância. E hoje, passado este processo, estamos unidos e temos que mostrar essa verdade exposta aqui”.

 Ermício Sena relatou que, durante os 2 meses de campanha, esteve no interior para ouvir a militância. E pode sentir suas angústias. Desse modo, ele prometeu fazer uma gestão compartilhada. Afirmou, também, que de imediato criará o conselho consultivo formado pela velha guarda petista. Ele planeja realizar o ‘Primeiro Encontro dos Históricos do PT’, com a presença do ex-presidente Lula.

 No diretório municipal de Rio Branco foi eleito o vereador Gabriel Forneck para presidir pelos próximos 4 anos. Nacionalmente, o atual presidente da sigla, o jornalista Rui Falcão, obteve mais votos e consolidou a reeleição.


Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: