Pular para o conteúdo

Jorge Viana diz que arremate de bloco pode consolidar desenvolvimento no Acre

Um dos acontecimentos mais importantes para o Acre nos últimos tempos. Foi assim que o senador Jorge Viana definiu a 12ª rodada de licitações da Agência Nacional de Petróleo realizada nesta semana, no Rio de Janeiro, em que a Petrobras arrematou um bloco de exploração no Acre para iniciar estudos de exploração de gás e petróleo no Estado.

“Bolívia e Peru são grandes produtores de gás e nós temos o privilégio de fazer fronteira com esses países”, disse o senador. Nove blocos acreanos foram postos em licitação, e a Petrobras, única licitante, arrematou um bloco de 1.630,01 quilômetros quadrados, identificado como ACT8. O lance foi de R$ 295 milhões.

Da tribuna, Jorge Viana cumprimentou o governador Tião Viana pelo empenho nesse projeto desde que o mesmo era senador pelo Acre. “Ele se empenhou pessoalmente, buscando recursos, em tempos difíceis, ainda no final da década de 90. O certo é que se materializou ontem a possibilidade concreta de se ter exploração de petróleo e gás no Acre e isso pode significar um aporte num setor importantíssimo para a economia do Acre”, declarou.

A Petrobras tem o prazo de cinco anos para aprofundar todos os estudos que já foram feitos pela ANP e a expectativa de investimentos durante esse período é de R$ 12 milhões. Jorge Viana destacou que o trabalho seguirá padrões de exploração com os devidos cuidados ambientais, utilizando tecnologia de alto padrão da Petrobrás.

Para o senador acreano, com o linhão que será construído pela Eletrobrás até Cruzeiro do Sul e com essa possibilidade de construção de usinas de gás no Juruá, o Acre estará em condições de melhorar sua matriz energética, reduzindo emissão de gás de efeito estufa, conservando a floresta e modificando a matriz econômica do Acre. “Vamos ter definitivamente energia mais barata, de melhor qualidade e uma economia sustentável”, destacou.

Jorge Viana foi aparteado pelo senador Aníbal Diniz que reforçou a importância do leilão: “Tem um significado especial para nosso povo. Na medida em que a Petrobras comprove a viabilidade desse projeto, vamos ter um aquecimento econômico na região”.