14 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

14 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Governador Tião Viana entrega 2º Prêmio de Direitos Humanos

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
07/12/2013 - 20:21
Manda no zap!CompartilharTuitar

A ativista Francisca Marinheiro foi agraciada pelo prêmio por sua atuação Foto Sérgio Vale SecomO governador Tião Viana participou na manhã desta sexta-feira, 6, da entrega do 2° Prêmio de Direitos Humanos. A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria de Fazenda (Sefaz) e fez parte da programação da Semana de Direitos Humanos. O prêmio é voltado tanto para pessoas físicas quanto entidades, uma forma de agradecer todos aqueles que contribuem para uma sociedade norteada pelo respeito, acesso a garantias e, principalmente, na construção de um ambiente pacífico para o Estado.

“O significado dos direitos humanos é muito maior do que a gente imagina. Vai muito além do alcance do próprio poder do estado. Pessoas que se dedicam a esse trabalho são as que realmente mostram o que é o amor ao próximo. Essas pessoas para mim são símbolo de vida”, disse o governador Tião Viana.

Organizado pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (CEDHAC), este ano o prêmio teve cinco concorrentes na categoria pessoa física e três concorrentes na categoria instituição. A vencedora pessoa física foi a ativista Francisca Marinheiro. Já o prêmio para instituição ficou com o Morhan.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Líder comunitária, política e religiosa, Francisca Marinheiro tem uma trajetória de vida dedicada aos mais pobres e fundou o Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Diocese de Rio Branco. Muito feliz pelo reconhecimento ela afirma que: “Sou mulher, sou baixinha, mas não fujo a luta. Fico muito feliz por esse prêmio e continuarei fazendo meu trabalho com toda dedicação”.

Já o Morhan é uma entidade consagrada pelo trabalho realizado em defesa dos portadores de hanseníase. Fundada por Francisco Vieira Nunes, o falecido “Bacurau”, o Morhan coleciona histórias de luta contra o preconceito e a desinformação. Elson Dias, coordenador da instituição, foi quem recebeu o prêmio.

Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nílson Mourão, esse é um momento especial. “É muito importante reconhecermos o trabalho dos outros. E esse prêmio é uma coisa tão singela perto da grandeza do trabalho realizado por essas pessoas. Queremos todos que se dedicam a defesa dos direitos humanos firmes em seus propósitos até o último suspiro”.

Durante a entrega do prêmio, o auditório parou para prestar um minuto de silêncio ao líder Nelson Mandela. Falecido nesta quinta-feira, 5, o ex-presidente sul-africano é um símbolo de luta e respeito pelos direitos humanos em todo o mundo. (Samuel Bryan / Agência Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

PRÊMIO DESTAQUE 2013

Próxima Notícia

Brechó de Natal é aberto para a população

Mais Notícias

Decoração natalina segue durante o mês de dezembro. Foto: Alefson Oliveira/Secom
5º destaque

Centro de Rio Branco recebe programação natalina com corais, música e apresentações para toda a família neste sábado

13/12/2025
Foto: Marcos Araújo/Secom
3º destaque

Coral da Cidade do Povo embala a noite de sábado no Natal de Vida, Esperança e Dignidade

13/12/2025
Foto: Marcos Araújo/Secom
6º destaque

Domingo tem ônibus gratuito para a Praça da Revolução; veja as datas da tarifa zero em Rio Branco

13/12/2025
Foto: Reprodução/Pixabay
Destaques Cotidiano

Tem duas fontes de renda? Receita Federal orienta como calcular a isenção do Imposto de Renda em 2026

13/12/2025
Foto: Reprodução
5º destaque

Acre tem 4º pior índice de desnutrição infantil do país, aponta ranking nacional

13/12/2025
© Ralf Vetterle/Pixabay
Geral

Acordo de Paris completa 10 anos com alerta por metas insuficientes

13/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Brechó de Natal é aberto para a população

Área de Livre Comércio foi a principal pauta do Parlamento Amazônico

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre