Pular para o conteúdo

Álcool Zero receberá reforço durante as festas de fim de ano

 Durante as festas de Natal e Ano Novo, a operação álcool zero irá receber reforço no número de policiais e agentes de trânsito, principalmente durante a madrugada. A flexibilidade nos horários e pontos de realização das blitzes também serão reforçados.

 A intenção dessa estratégia é reduzir ao máximo os acidentes e evitar vítimas fatais nesse período de festividade. “Estamos trabalhando por uma maior prevenção e melhor segurança, queremos coibir essa prática que tira vidas e causa transtornos para a sociedade, já que nesse período o consumo de bebidas alcoólicas é bem maior”, explica o coordenador da operação, Major Márcio Alves.

 Desde a criação da Álcool Zero, os índices de acidentes tem diminuído progressivamente. Consequentemente também tem diminuído o número de vítimas fatais em todo o estado. “Nossa meta é conscientizar a população de que dirigir sob efeito de álcool é crime e pode tirar vidas. É importante que as pessoas compreendam que essa prática está errada, para isso além da fiscalização, também trabalhamos a engenharia, melhorando a sinalização de nossas vias e a educação de trânsito, essencial para que os condutores entendam e respeitem as normas”, comenta Sawana Carvalho, diretora-geral do Detran.

 Os condutores flagrados dirigindo com o teor alcoólico acima de 0,29 miligramas de álcool por litro de ar expelido devem ser detidos. Além de cumprir as penalidades administrativas e pagar multa de R$ 1.914, pagarão fiança de até R$ 1.200 e responder a processo que pode ensejar em seis meses a três anos de reclusão.