Um adolescente foi apreendido na terça (10) por ameaçar estudantes da escola Paulo Freire, localizada no bairro Belo Jardim, em Rio Branco com um terçado [facão, normalmente usado para abrir caminho na mata]. De acordo com a direção da escola, o rapaz é um ex-estudante do colégio que desistiu de frequentar as aulas.
A diretora Luzia Pereira Rufino explica que os pais dos alunos que foram ameaçados vão ser chamados na escola. “Estamos chamando os responsáveis, até então não tinha acontecido isso com esses meninos. Estamos preocupados que estejam tendo uma rixa. Normalmente isso não acontece na escola, eles têm alguma questão no bairro com o vizinho, e querem resolver aqui, porque é onde se encontram”, afirma.
Ainda de acordo com a gestora da escola, são realizados projetos para tentar diminuir a violência no âmbito escolar, porém, ela ressalta que isso só será possível com a ajuda da família e da comunidade.
“Infelizmente o aluno fica quatro horas na escola, mas vinte horas no bairro, na rua, na família. Enquanto a educação não acontecer em casa, na comunidade, a escola não vai conseguir fazer tudo. Precisa ser tudo junto”, diz. (Veriana Ribeiro e Nathacha Albuquerque, Do G1/AC)