Pular para o conteúdo

Botafogo goleia o Estrelão e assume ponta do Grupo 10 na Copinha

Botafogo x Rio Branco - Foto Marcos Bezerra Agência EstadoO Botafogo cumpriu bem sua missão e goleou o Rio Branco por 5 a 0, o suficiente para assumir a liderança do Grupo 10 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida, válida pela segunda rodada, foi realizada no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco (SP). Como o Grêmio Osasco havia goleado o Ji-Paraná por 6 a 0 na partida anterior, o Alvinegro precisava de uma vitória por cinco gols de diferença para retomar a ponta. Johnson, Vinícius (dois), Érick e Fernandes marcaram os gols do jogo, que contou com a presença do presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, nas tribunas.

Com o resultado, o time carioca chegou aos seis pontos e sete gols de saldo – os mesmos da equipe paulista – mas com vantagem nos gols marcados (oito a sete). Só o primeiro colocado de cada grupo se classifica para a segunda fase, além os seis melhores segundos colocados. Na última rodada, o Botafogo enfrenta o Osasco no domingo, às 11h, no José Liberatti, com a vantagem do empate para avançar à próxima fase. Um pouco antes, no mesmo local, Ji-Paraná e Rio Branco, já eliminados, se enfrentam.

Ritmo cadenciado no primeiro tempo
Sob forte calor em Osasco, próximo dos 35°C, o ritmo do primeiro tempo foi lento, mas com total domínio do Alvinegro carioca. A alta temperatura afetou o goleiro alvinegro Douglas, que precisou ser substituído logo aos seis minutos por sentir tonturas. Ajudou bastante o gol, marcado logo aos oito minutos do primeiro tempo por Johnson. O lateral-esquerdo Jean caiu pela direita e cruzou bem, na segunda trave. O meia subiu mais que os zagueiros do Rio Branco e cabeceou forte. Em vantagem, o time passou a comandar as ações, embora de forma cadenciada e sem criar grandes chances de perigo.

O gramado do estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco, não ajudava no desempenho das equipes, e o Botafogo buscou o caminho pelas pontas, forçando o jogo nos cruzamentos na área. Com isso, os destaques foram os laterais Érick e Jean. Do lado acreano, o meia Geovani buscou o jogo e foi a principal figura, mas teve dificuldade para criar os lances de ataque sozinho.

Goleada na etapa final
Com a vitória nas mãos, o Alvinegro precisava melhorar seu saldo para entrar em vantagem contra o Osasco na última rodada, mas deixou o ritmo cair no início do segundo tempo. O time só se animou quando uma bola espirrada pela zaga sobrou para Vinícius, que marcou o segundo. A partir daí, o time acreano desanimou de vez, e o Botafogo começou a construir sua goleada.

O atacante marcou também o terceiro, aos 25 minutos, depois de receber em profundidade e driblar o goleiro para balançar as redes. O gramado irregular do campo em Osasco ajudou o Alvinegro no quarto gol. O chute do lateral Érick saiu fraco, mas a bola enganou Gomes. O goleiro voltou a ir mal no lance que fechou o placar, soltando a bola nos pés de Fernandes, que só teve o trabalho de completar para o gol. (Globoesporte.com/ Foto: Marcos Bezerra- Agência Estado)