Pular para o conteúdo

Prefeitura de Rio Branco intensifica ações de combate e prevenção à dengue nos bairros

A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semsur) estão intensificando as ações de  combate à dengue nos bairros. As equipes trabalham de maneira incessante para reduzir a proliferação da doença em nossa cidade.

Nesta terça-feira, 7, o prefeito em exercício de Rio Branco, Márcio Batista, acompanhado da secretária de Saúde Alexandrina Chaves e o diretor da Semsur, Kelyton Carvalho, visitaram o bairro Cadeia Velha, onde mais de quarenta agentes de endemias e comunitários de saúde realizavam visitas nas casas e realizavam um trabalho de conscientização.

Em cada residência, um agente comunitário conversava com o morador e explicava a importância do trabalho de combate ao mosquito da dengue, além de realizar ainda o bloqueio químico em caixas d’água e quintais. A Semsur também colabora com a redução dos casos de dengue com a retirada de lixo e entulhos de terrenos baldios.

A secretária Alexandrina Chaves fez questão de explicar que a ação dos agentes de endemias e comunitários estão acontecendo em diversos bairros, com equipes trabalhando simultaneamente em todos os regionais da cidade. “Aqui na Cadeia Velha estão intensificando essa ação porque foi um local onde foram registrados muitos casos”, disse.

O diálogo dos agentes agrada os moradores. Dona Mara Alves, que residente há mais de oito anos na rua São Raimundo, diz que o trabalho realizado pelos agentes é fundamental. “Eles sempre vem aqui e ajudam a gente a fazer o tratamento em nossa caixa d’água”, disse ela.

O prefeito em exercício Márcio Batista, destacou a importância do trabalho conjunto da prefeitura. Para ele, garantir a limpeza das casas é parte fundamental no combate a dengue. “Essa parceria com a comunidade permitiu a prefeitura avançasse, no ano passado, por exemplo, no combate à doença, já que conseguimos reduzir os casos registrados”, afirmou. 

Saiba como você pode ajudar a combater o mosquito da dengue em nossa cidade: mantenha sacos de lixo fechados e longe de animais até a coleta; lave semanalmente tóneis ou tanques utilizados para armazenar água; mantenha bem tampados quaisquer reservatórios;  pneus só devem ser guardados em locais cobertos;  mantenha a caixa d’água sempre fechada com a tampa; guarde frascos e garrafas sempre  de cabeça para baixo; nunca deixe destampada a sua caixa d’água; não utilize pratinhos para água nos vasos de plantas; e coloque lixos em sacos plásticos e não jogue em terrenos baldios. (Ascom PMRB)