X

Novo diretor da Aneel presidiu Centro de Excelência em Energia do Acre

O engenheiro eletricista Reive Barros dos Santos, que até dezembro do ano passado presidia o Centro de Excelência em Energia do Acre, foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff como diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O decreto foi publicado nesta sexta-feira, 10, no Diário Oficial.

Reive Santos foi aprovado pelo plenário do Senado no dia 4 de dezembro de 2013, por 31 votos a favor, 12 contra e uma abstenção. Agora, com a indicação da presidente Dilma, o engenheiro deve exercer o mandato de 4 anos como diretor da Aneel.

O grande desafio da agência, segundo Reive, será identificar os interesses do consumidor, da sociedade, governo e investidores, de forma a atender as expectativas e necessidades deles. Além disso, nos próximos 10 anos o país precisará aumentar a oferta de energia em 50%, equivalente a mais de 64 mil megawatts (MW). Essas declarações foram feitas quando ele participou de sabatina na Comissão de Infraestrutura do Senado, onde teve seu nome aprovado por unanimidade, um total de 16 votos.

Para Reives, deverá ocorrer também o crescimento de todos os tipos de energias alternativas, como já acontece com a energia eólica, que é sucesso nos leilões. Os investimentos previstos são de R$ 180 bilhões para o setor elétrico, compartilhado entre iniciativa privada e governo.

Quem é?
Reive Barros dos Santos é engenheiro eletricista graduado pela Escola Politécnica de Pernambuco. Especialista em administração estratégica, ele atuou em empresas do setor nas áreas de distribuição e de transmissão de energia elétrica. Como funcionário de carreira da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), ocupou os cargos de superintendente de projetos de transmissão, chefe do departamento de projeto e construção de subestações e chefe da divisão de projeto de linhas de transmissão. Além disso, Reive dos Santos é professor da Escola Politécnica de Pernambuco, da Universidade de Pernambuco (UPE). Até dezembro de 2013, presidia o Centro de Excelência em Energia do Acre e assessorava a Superintendência de Comercialização de Energia Elétrica da Chesf.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: