Pular para o conteúdo

Quase 80 mil candidatos estão na disputa pelas 2.050 vagas da Ufac

Com o fechamento das inscrições e divulgação da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação (MEC) confirmou que a Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu 78.563 inscrições para as 2.050 vagas distribuídas nos 32 cursos de graduação em Rio Branco e nove no campus em Cruzeiro do Sul.

Os alunos convocados na primeira chamada, devem se matricular nas instituições de ensino vai nos dias 17, 20 e 21 de janeiro. A segunda chamada do Sisu será divulgada no dia 27 de janeiro e o período de matrículas ocorre entres os dias 31 de janeiro a 3 e 4 de fevereiro.

Em relação às matrículas, a Ufac tem duas fases. A primeira delas é feita no site da instituição, em que o candidato preenche além dos dados, o questionário socioeconômico. Impresso o formulário, o candidato parte para a segunda fase de forma presencial, no campus da universidade.

Após as duas matrículas realizadas pelo Sisu, os candidatos terão um prazo para que ingressem em uma lista de espera. Por meio dela, a Ufac vai realizar a 3ª e 4ª chamadas. A partir deste momento, restando vagas, a própria instituição organiza uma lista.

A segunda chamada do Sisu será divulgada no dia 27 de janeiro e o período de matrículas ocorre entres os dias 31 de janeiro a 3 e 4 de fevereiro. O curso de medicina foi o mais procurado na instituição. Neste ano, a graduação oferece 80 vagas e se inscreveram 16.828 candidatos. O que corresponde a uma concorrência de 201.35 para uma vaga. Em 2013, a relação candidato/vaga era de 101 e o número geral de inscritos chegou a 62 mil. O segundo mais procurado foi direito, que teve 4.511 inscritos.

Ufac faz seleção para cursos de psicologia, música e letras libras
Para o ingresso nas novas turmas em 2014 dos cursos de música, psicologia e letras Libras, os interessados devem participar de um seletivo específico, realizado pela Universidade Federal do Acre (Ufac).

Em libras e psicologia, são oferecidas 50 vagas cada. Já em  música, a nova turma será composta por 40 alunos. As inscrições ocorrem a partir das 10h do dia 27 de janeiro e se estende até às 23h59 do dia 3 de fevereiro, somente pelo site da instituição.

Aos que pleiteiam uma vaga em música será aplicado um teste de conhecimentos específicos. A divulgação do resultado preliminar de Libras, psicologia e o resultado da 1ª fase em música ocorre no dia 18 de fevereiro e o resultado final sai no dia 26 de fevereiro.

A divulgação do resultado final para o curso de música será divulgado no dia 25 de março. As matrículas ocorrem entre os dias 9, 10 e 11 abril deste ano.