Pular para o conteúdo

Saúde estadual apresenta avanços na atenção básica

 Os atendimentos realizados nas Unidades de Referência de Atenção Primária (Uraps) tiveram um acréscimo de 211% entre 2010 e 2013. Em 2010 foram feitos mais de 80 mil atendimentos, em 2013 o número saltou para mais de 150 mil. “O aumento nos acolhimentos se deve à parceria entre governo e município, que busca ofertar atendimento com resolutividade à população”, avalia Suely Melo, secretária estadual de Saúde.

 Nos últimos 3 anos, o governo do Acre tem realizado vários investimentos na atenção básica de saúde, que nesse período teve ampliação no número de profissionais e reestruturação das Unidades de Referência de Atenção Primária (Urap). A atenção básica é de responsabilidade dos municípios, mas o Estado oferece parcerias para melhorar o serviço.

 Atualmente, Rio Branco conta com 5 Uraps: São Francisco, Augusto Hidalgo de Lima, Eduardo Assmar, Roney Meireles, e Cláudia Vitorino. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e aos sábados, das 7 às 13h.

“Em três anos, as Uraps receberam 36 médicos ginecologistas, obstetras, pediatras e clínicos gerais. Com isso, houve aumento nos atendimentos”, destacou Suely Melo.

Uraps – São unidades que realizam consultas clínicas, pediátricas, ginecológicas, além de serviços de enfermagem, como pré-natal, preventivo do câncer do colo de útero, exames laboratoriais, curativos, vacinação, nebulização, teste do pezinho e, também, acompanhamento e desenvolvimento de crianças, além do programa de planejamento familiar.

 Um sistema online auxilia o profissional de saúde a agendar exames ou consultas de forma rápida, ou seja, o paciente já sai da unidade sabendo o dia e a hora para realizar o procedimento que precisa.

 A Urap funciona da seguinte forma: ao chegar, o paciente preenche uma ficha com seus dados pessoais para realizar o cadastro. Depois disso, é encaminhado ao médico para avaliar o grau de complexidade, caso apresente um quadro não atendido pela unidade, é encaminhado para o Hospital das Clínicas de Rio Branco ou Huerb.