1 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

1 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Estado tem novos professores indígenas

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
20/01/2014 - 21:19
Manda no zap!CompartilharTuitar

profindia 
A formatura da primeira turma de professores indígenas em nível superior, com 49 formandos, ocorrida neste sábado, 18, no Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, representa um momento histórico na luta dos povos indígenas, na educação indígena do estado e tem um significado especial para a Universidade Federal do Acre (Ufac). Além da cerimônia oficial, os indígenas, com seus trajes tradicionais, deram um toque todo especial e colorido à festa, realizando uma roda de mariri. Até caiçuma foi distribuída à vontade. Participaram da solenidade o reitor da Ufac, Minoru Kimpara, e o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis  Edvaldo Magalhães, e do diretor da Assessoria Indígena, Marcelo Piedrafita, representando o governador Tião Viana.

 Os formandos se dividem em três licenciaturas especiais – Ciências Sociais e Humanidades, Ciências da Natureza, Linguagem e Artes – e todos continuarão atuando em suas aldeias. Huni Kuin, Ashaninka,Yawanawa, Shawãdava, Shanenawa, Jaminawa, Manchineri, Marubo, Nukini e Puyanawa são os oito povos dos quais eles fazem parte.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 A história da educação indígena no estado começa em 1983, por meio da Comissão Pró- Índio. No governo de Jorge Viana, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) assumiu o setor. Em 2008, finalmente, surge o primeiro curso de formação superior por intermédio de convênio entre a Ufac e o governo do Estado.

 Segundo a coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Acre (Opiac), Francisca Arara, existem 443 professores indígenas no Acre. Destes 110 são licenciados e um faz doutorado em Brasília. Para a coordenadora, a formatura dos 49 professores é uma conquista muito grande e outras turmas virão, para ensinar a viver num mundo de sustentabilidade. “Para nós, sustentabilidade é ter terra demarcada, água, floresta, viver em harmonia, estar nas aldeias ministrando nossas aulas, fazendo nossas pesquisas, valorizando nossa cultura”, comenta Francisca.

 A coordenadora do curso, Valquíria Garrote, disse que um dos maiores desafios da turma foi ter que deixar suas aldeias duas vezes, além do contato, em si, com a universidade. Ela adianta que a Ufac já está trabalhando para implantar uma nova turma. “A demanda existe”, disse.


Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Instituto Ecumenico e poder público se unem na terça, 21, contra a intolerância religiosa

Próxima Notícia

Bebedeira termina com tentativa de homicídio a garrafadas no Jorge Lavocat

Mais Notícias

A capital acreana ficou de fora do top 10. Foto: Getty Images
5º destaque

Capital do Acre aparece fora do top 10 em ranking de acesso à saúde

01/02/2026
Foto: Assessoria
3º destaque

Vacinação e adoção de cães e gatos movimentam o Via Verde Shopping neste domingo

01/02/2026
A IA tem como objetivo criar um acervo cultural indígena e se tornar um meio de monetização das comunidades. Foto: Reprodução
5º destaque

IA criada por mulheres indígenas promove preservação cultural e economia nas aldeias

01/02/2026
O volume de  chuvas foi mais de três vezes maior do que o esperado. Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Com 592,3mm, janeiro teve três vezes mais chuvas do que o previsto pela Defesa Civil

01/02/2026
O carnaval teve seu pontapé inicial dado nesta noite de sábado. Foto: A Gazeta do Acre/Juan Diaz
Geral

Lançamento do Carnaval 2026 anima Praça da Revolução na noite de sábado em Rio Branco; veja fotos

31/01/2026
Viegas disse que a decoração do carnaval será surpresa. Foto: A Gazeta do Acre
Geral

Presidente da FGB diz que carnaval de Rio Branco aposta em retomada de tradições e folia para todos os públicos

31/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Bebedeira termina com tentativa de homicídio a garrafadas no Jorge Lavocat

Procon alerta: taxa de desperdício não é legalizada

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre