A psicóloga Madge Porto, servidora da Universidade Federal do Acre (Ufac), participou, nos dias 25 e 26 de janeiro, em Brasília, da 1ª Plenária do 16º Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP), como conselheira suplente da região Norte.
Ela está lotada na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), com a missão de realizar atendimentos psicológicos a estudantes do campus e do Colégio de Aplicação (CAP), e, provisoriamente, a servidores da instituição.
O Conselho Federal de Psicologia constitue-se na máxima representação dos profissionais da área, assim designados pela legislação em vigor, que lhes atribui manutenção e estruturação da profissão através de algumas funções especialmente designadas. Trata-se de uma autarquia federal representativa, à qual compete: orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo; expedir as resoluções necessárias ao cumprimento das leis em vigor e das que venham modificar as atribuições e competência dos profissionais de psicologia; e definir, nos termos legais, o limite de competência do exercício profissional, conforme os cursos realizados ou provas de especialização prestadas em escolas ou instituições profissionais reconhecidas.
O 16º Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP) é presidido pela psicóloga Mariza Monteiro Borges, que tomou posse em 14 de dezembro de 2013, em solenidade realizada nos salões do Kubitschek Plaza Hotel, em Brasília.