Circuito Universidades: linha de ônibus inicia operação para atender aos estudantes universitários

Os estudantes universitários de Rio Branco que utilizam o transporte coletivo já contam com uma importante opção de ônibus para ir às faculdades. A linha 707 (Wanderley Dantas/ Universidades) criada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) está atendendo a contento os moradores dos bairros Conquista, Bosque, Bairro da Paz, Wanderley Dantas, mas principalmente os alunos das principais instituições de ensino superior: FIRB/FAAO, UFAC e UNINORTE. “Estamos no primeiro mês de operação. O Circuito Universidades é uma linha que não existia e é natural que o sistema ainda esteja aprendendo com essa experiência, se necessário vamos promover ajustes”, observou Ricardo Torres, superintendente da RBTRANS.

O trajeto tem como ponto de partida o bairro Wanderley Dantas, passando pela Conquista, Bairro da Paz, Estrada Alberto Torres, Escola Dom Bosco, FIRB/FAAO, UFAC, FUNDHACRE, UNINORTE, retornando em seguida ao ponto de origem Wanderley Dantas. O ônibus começa a operar todos os dias da semana bem cedindo, às 5h da manhã. A última viagem vem sendo realizada por volta das 22h25. Cada circulação leva cerca de 1h20 para ser completa.

Integração entre linhas com apenas uma passagem
O Circuito Universidades começou a operar no mês passado com dois ônibus. Ao tomar qualquer um deles, o estudante poderá fazer integração com outras linhas nos pontos marcados com estrela amarela, como mostra o mapa.

A primeira linha interbairros foi a UFAC/Rodoviária, que atende importantes pontos da cidade, órgãos públicos e particulares como a Rodoviária Internacional, o Shopping Via Verde, o Hospital das Clínicas e a Universidade Federal do Acre. Essa linha reduziu o tempo de viagem aos usuários do Segundo Distrito e da Baixada da Sobral, que não precisam mais se deslocar até o Centro para fazer a integração.

O usuário da linha UFAC/Rodoviária que possui o cartão de bilhetagem salta em um ponto de ônibus e depois segue viagem em um segundo ônibus com o pagamento de apenas uma passagem. (Asscom)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation