Pular para o conteúdo
Luiz Theodoro
Luiz Theodoro é colunista social, decorador e produtor de eventos

Educação em baixa

Voltado basicamente para quem tem de 15 a 17 anos, o ensino médio foi reprovado na maior auditoria feita até hoje na educação. Mil problemas, segundo relatório examinado, na quarta-feira, 19, no TCU. A meta de ter 85% dos jovens nessa faixa etária matriculados até 2016, como exige o Plano Nacional de Educação, está seriamente ameaçada – a taxa de escolarização hoje é de 52%. Também faltam salas de aula. O déficit de professores é de 32 mil, mas 61 mil mestres não lecionam. O estudo teve apoio de 28 tribunais de contas do país.

Visão global
Na 55ª Assembleia Anual de Governadores, que começa na quinta-feira, 27, na Bahia, o BID exibirá o resultado de uma pesquisa com cinco mil entrevistados na América Latina: 78% têm certeza de que a mudança global impacta suas cidades, onde o problema da falta de água se agrava. As entrevistas foram feitas em cinco metrópoles do continente, incluindo São Paulo. A ministra Miriam Belchior chefiará a delegação brasileira.

O país está aberto
Conhecido por acolher estrangeiros de braços abertos, o Brasil sediará a Conferência Cartagena + 30, em dezembro, por decisão do Alto Comissariado da ONU para Refugiados. Na capital federal espera-se que os países da América Latina e do Caribe adotem a Declaração de Cartagena e um Plano de Ação para melhorar a proteção para refugiados, solicitantes de asilo e apátridas.

Crise no turismo
A crise brasileira está aportando no luxuoso mercado de cruzeiros marítimos. Há alguns anos, o  Brasil era o novo Eldorado nesse segmento. Mas, a média de ocupação dos passeios pela costa vem baixando ano a ano. Na temporada iniciada em novembro e que termina este mês, a chiadeira dos empresários foi enorme. Com menos de 70% da lotação, o que se diz é que o transatlântico paga para navegar.

Reinventar
Diante do corte da ordem de R$ 300 milhões em seu orçamento, o Ministério da Agricultura precisará se reinventar. Cogita transferir para o IBGE o levantamento da safra de alguns produtos como café, açúcar e grãos, que a Conab faz com precisão cirúrgica.

O preço  da mídia
Mesmo com a Copa da Fifa e a Olimpíada, no Brasil se investem somente 55 centavos em patrocínio a cada mil reais do PIB. Nos EUA, o valor é de 65 centavos e na Alemanha, de 92 centavos. É o que revelou pesquisa recente da Portas Consulting. Há, portanto, amplo espaço para o crescimento do patrocínio esportivo no país.

Na telinha
Ficou pronto o programa partidário do PSDB feito pelo marqueteiro Paulo Vasconcelos, recém-contratado para trabalhar na campanha de Aécio Neves. Muito foco nas obras do senador quando governou Minas Gerais e em sua trajetória política. Será exibido no rádio e na tevê dia 7 de abril, ou seja, antes da Copa do Mundo. Depois, do jeito que Aécio gosta, só no horário eleitoral gratuito, no final de agosto.

Fé On-line
Cem milhões de downloads já foram feitos no YouVer-sion, aplicativo que disponibiliza a “Bíblia” em diversos idiomas para usuários de celular, tablet e computador, entre outros dispositivos. O número indica um crescente número de pessoas interagindo com as escrituras. Para acessar de graça o conteúdo, cadastre-se no site biblia.sbb.org.br.

Prêmio mulher
Para marcar o mês das mulheres, o Shopping Novo Batel realiza em parceria com o Business Professional Women (BPW) e o Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná (ACP) a 11ª edição do Prêmio Mulher de Destaque. O evento, que será realizado dia 26 próximo, a partir das 20h, é tradicional no meio empresarial curitibano e premia as mulheres que tiveram atuação de destaque nos mais diversos setores da sociedade em 2013.
Este ano o Prêmio Mulher de Destaque vai homenagear 21 mulheres, entre elas Roseli Isidoro, secretária municipal extraordinária da Mulher, Marina Nessi, Diretora da Casa Cor Paraná e a advogada Isabel Mendes, membro da Coordenação do Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos da OAB Nacional.

beth
A beleza da apresentadora Beth Passos para colorir a coluna deste domingo.

thiago
Thiago Theodoro ganha almoço hoje oferecido pelos seus amigos do Rio Branco Futebol Clube para comemorar seu aniversário.

theodoro foto 2
O titular com Edilene Theodoro, Fátima Rosa e Risomar Araújo curtindo a Boate Rio Cenário no Rio de Janeiro.