A comissão de Segurança Pública da Aleac, presidida pelo deputado Jamil Asfury (PEN), recebeu na manhã de ontem, 25, uma comissão de agentes penitenciários. Os agentes apresentaram aos parlamentares a necessidade de elevar a categoria ao status de Polícia Civil, uma vez que fazem as mesmas atribuições.
Nesse sentido, o deputado Walter Prado (PEN) garantiu aos agentes que apresentará, na próxima quinta-feira, 27, um Projeto de Lei transformando a carreira de agente penitenciário em policial civil. Ele disse que a tese se justifica pelo fato desses profissionais serem uma categoria de risco. Portanto, precisam de uma atenção maior do Estado, como a garantia permanente do porte de armas.
O deputado Edvaldo Souza (PSDC) garantiu apoio aos agentes e disse que assumirá a mesma postura adotada em defesa dos professores e policiais civis no final do ano passado. Na ocasião, ele votou contra o projeto enviado pelo Executivo que acarretava em perdas às duas classes.
“Não mudarei a minha forma de pensar apenas porque sou político. Os senhores contem comigo. Fui assim com os policiais civis e com os professores. Terei a mesma postura com os senhores”, destacou o deputado.
Após uma nova reunião na quinta-feira, 27, os agentes e parlamentares devem se reunir com o presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre, Dirceu Augusto, para tratar dos principais pontos da pauta.
Finalizando a reunião, ficou acertada a realização de uma audiência pública para debater sobre o Sistema Penitenciário no Acre.