X

Friale prevê o acumulo de balseiros nos próximos dias nas pontes em Rio Branco

 As chuvas volumosas caíram, na maior parte da bacia hidrográfica do rio Acre, nos últimos cinco dias, poderão causar o acumulo de balseiros nas pontes em Rio Branco, prevê Davi Friale através do site O Tempo Aqui. Segundo ele, as imagens de satélite mostram grande quantidade de troncos e galhos de árvores descendo pelo rio Acre.

 Na quarta-feira (26) choveu mais da metade da média histórica para todo o mês de março, nas cidades de Brasileia e Epitaciolandia. Foram mais de 110mm de chuva, em apenas 10 horas.
“Além dessas chuvas, o nível do rio Acre já estava subindo rapidamente, em Brasileia e Xapuri, como consequência das precipitações ocorridas, há alguns dias. Assim, o nível do rio Acre, em Rio Branco, deverá subir neste final de semana”, explica.

 No entanto, as condições atmosféricas vão continuar favoráveis à ocorrência de chuvas abundantes, pelo menos, até o próximo dia 2 de abril.

 O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Gondin, confirma que esse comportamento do rio é normal para a época e que não motivos para preocupações. “Acreditamos que o período de enchente já passou. A expectativa agora é que haja oscilação até o Rio Acre volte ao nível normal para época”, confirmou o coordenador.

Nível dos rios acreanos

Segundo a Defesa Civil Estadual o níveis dos principais rios e índice pluviométrico (ip) nesta sexta-feira, era de:

Rio Branco: 13,04 m – IP: 0,0 mm
Riozinho do Rola: 13,00 m – IP: 3,6 mm
Assis Brasil: 5,26 m leitura IP: 21,4 mm
Brasiléia: 9,73 m – IP: 8,6 mm
Xapuri: 11,13 m – IP: 1,8 mm
Sena Madureira: 13,78 m – IP: 25,6 mm
Tarauacá: 9,33 m – IP: 0,0 mm (situação de transbordamento)
Cruzeiro do Sul: 11,40 m – IP: 1,6 mm
Madeira: 19,68 m (situação de transbordamento)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: