X

Rio Madeira passa dos 19,25m e travessia de balsa ganha novo desvio

Se a população acreana ficou tranquila por causa da vazante do Rio Acre, em Rondônia a situação não deixa de ser preocupante. O Rio Madeira continua subindo, e com indicativos de que vai ganhar mais volume nos próximos dias. Na terça-feira (18), o rio rondoniense amanheceu com 19,12m. No fim do dia, chegou a 19,20m. Na tarde de ontem (19), o Rio Madeira passou dos 19,25m, alagando cada vez mais a BR-364, única estrada que liga o Acre ao restante do Brasil.

A medição do Madeira é feita através de dados telemétricos da Agência Nacional de Águas (ANA). O rio continua sem apresentar nenhum sinal de vazantes. Por conseguinte, a estimativa para que a cheia no Madeira comece a perder forças continua sendo apenas em abril.

Por conta das previsões de alta no rio do Estado vizinho, o governador Tião Viana informou, em suas páginas no Twitter e no Facebook, que seria feito um novo desvio de 15 km para a travessia da balsa na BR-364, no trecho sobre o Rio Abunã, na divisa entre o Acre e Rondônia.

“Amanhã [na verdade ontem, dia 19, já que o post do governador foi feito às 19h da noite do dia 18] recorreremos a uma nova alternativa com balsa no trecho Mutum – desvio de 15 KM…”, escreveu Tião Viana, nas redes sociais.

Tião Viana também avisou que a previsão de subida das águas do Madeira causam maiores dificuldades para a estrada, ampliando também os desa-fios de transporte e logística para o Acre. O governador também agradeceu aos empresá-rios acreanos, à PRF, ao Dnit de RO e do Acre, ao cel. Carlos Gudim, ao cel. Roney Cunha, e, em especial, ao Governo de Rondônia pelo apoio e por toda a mobilização para contornar esta problemática que os dois estados atravessam. (Foto: Divulgação)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: