X

Sindicato das domésticas quer filiar 300 empregados com encontros no interior

O Sindicato das Domésticas do Acre, através de encontros em vários municípios, pretende filiar cerca de 300 trabalhadores. A próxima reunião deve acontecer no dia 25 de abril, em Brasiléia. Com a filiação, o trabalhador ficará a par dos seus direitos e deveres com mais agilidade.

Na última ação realizada no Bujari, 24 trabalhadores se filiaram. De acordo com a presidenta do sindicato, Jane Aparecida, o encontro superou as expectativas. Atualmente, o sindicato conta com a filiação de 200 trabalhadores.

“Ficamos muito felizes com o resultado. E com a interação dos trabalhadores durante o encontro. Eles tiraram todas as dúvidas e fizeram sugestões”, destaca a presidenta.

Além de Brasiléia, estão agendados outros seis encontros nos municípios acreanos. E quatro oficinas dos mais variados temas também serão realizadas ao longo do ano, na Capital.

O sindicato também luta para convencer os deputados federais a votar contra a atual PEC das domésticas. Isso porque a proposta foi alterada e, se for aprovada da forma que está, vai prejudicar a categoria.

“Estamos mobilizando os deputados federais. Explicando que a proposta inicial foi modificada. Tiraram mais direitos do que deveres, tornando a PEC inconstitucional. Por isso, queremos que ela seja regulamentada, e precisamos da colaboração deles”, destacou Jane Aparecida.

Os sindicatos em todo o país criticam veementemente os seguintes pontos da versão aprovada pelo plenário: bancos de horas, trabalho em tempo parcial, trabalho por prazo determinado, necessidade da retirada contínua do caput do art. 1°, jornada 12×36, doméstico ‘viajante’ sem direitos, trabalho que reside no emprego com 2 intervalos, descanso semanal remunerado aos domingos, FGTS e hipóteses de justa causa. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: