* O negócio ficou tenso lá pelas bandas da penitenciária de Rio Branco ontem.
* Princípio de rebelião e tentativa de fuga em massa na hora da visita.
* E veja só o que diz um agente penitenciário ouvido ontem por esta coluna!
* “Isso já era esperado”.
* Ele revela, por exemplo, que é gritante a proporção de presos para agentes carcerários que cumprem direitinho os seus plantões.
* Segundo a fonte, às vezes, saem das celas até 15 presos de uma vez, para serem ouvidos por seus advogados, sob a escolta de apenas dois ou três agentes.
* Culpa de quem?
* Do próprio sistema, “e também de nós mesmos, agentes carcerários”, ele diz.
* E como é isso?
* Segundo o agente, seus colegas de ofício reivindicam melhorias (uma delas o status de polícia) mas a maioria tem verdadeiro horror ao que faz.
* E dispara…
* “Não queria dizer isso, mas grande parte dos meus colegas, sem ter nada, vive de atestado médico nas Upas da vida pra não ir trabalhar”.
* “Então, se já somos reduzidos, a falta daqueles lá dentro do presídio sobrecarrega a gente, num serviço que por si só é degradante e de muito estresse”.
* Ainda bem que o Batalhão de Operações Especiais, o Bope, agiu rápido.
* Se a vida já tá difícil com tantos crimes nessa cidade, com os ‘meninos’ todos nas ruas, então teríamos um caldeirão de horrores.
* E lá pelo Juruá, o bicho tá pegando com um tal preço abusivo da gasolina.
* Senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz (ambos do PT), deputada federal Perpétua Almeida e deputado estadual Moisés Diniz (os dois do PCdoB) estiveram neste sábado em audiência pública com o movimento social e dez vereadores de Cruzeiro do Sul.
* Na reunião, ficou acertada a criação de uma CPI, na Câmara de Vereadores, para apurar se os empresários estão mesmo praticando aumentos abusivos na gasosa.
* Mais informações amanhã, em release à imprensa pela assessoria de Jorge.
* O senador permanece até terça como presidente interino do Senado Federal.
* Não é pouca coisa. É o terceiro cargo mais importante da República.
*Mas preferiu cumprir a missão, por conta da viagem de Renan Calheiros a Roma, do jeito que mais gosta: viajando pelo interior do Acre, ouvindo e conversando com as pessoas.
* As visitas começaram na quinta em Feijó, onde pernoitou, prosseguiram na sexta em Tarauacá e Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul e ontem em Mâncio Lima.
* E o imbróglio continua entre o Palácio dos Bandeirantes e a Casa Rosada.
* Coluna Painel, da Folha de S. Paulo, mostra que a coisa engrossou com novas declarações da secretária de Justiça paulista, Eloisa Arruda.
* Ela acusa o governador Tião Viana de “agir como coiote”.
* Rapaz, isso ainda vai dar bode.
* Leia mais sobre o assunto na página 5.
* Bom domingo, leitor!
* Interino: Resley Saab