Gazetinhas 27/04/2014

* O negócio ficou tenso lá pelas bandas da penitenciária de Rio Branco ontem.

* Princípio de rebelião e tentativa de fuga em massa na hora da visita.

* E veja só o que diz um agente penitenciário ouvido ontem por esta coluna!

* “Isso já era esperado”.

* Ele revela, por exemplo, que é gritante a proporção de presos para agentes carcerários que cumprem direitinho os seus plantões.

* Segundo a fonte, às vezes, saem das celas até 15 presos de uma vez, para serem ouvidos por seus advogados, sob a escolta de apenas dois ou três agentes.

* Culpa de quem?

* Do próprio sistema, “e também de nós mesmos, agentes carcerários”, ele diz.

* E como é isso?

* Segundo o agente, seus colegas de ofício reivindicam melhorias (uma delas o status de polícia) mas a maioria tem verdadeiro horror ao que faz.

* E dispara…

* “Não queria dizer isso, mas grande parte dos meus colegas, sem ter nada, vive de atestado médico nas Upas da vida pra não ir trabalhar”.

* “Então, se já somos reduzidos, a falta daqueles lá dentro do presídio sobrecarrega a gente, num serviço que por si só é degradante e de muito estresse”.

* Ainda bem que o Batalhão de Operações Especiais, o Bope, agiu rápido.

* Se a vida já tá difícil com tantos crimes nessa cidade, com os ‘meninos’ todos nas ruas, então teríamos um caldeirão de horrores.

* E lá pelo Juruá, o bicho tá pegando com um tal preço abusivo da gasolina.

* Senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz (ambos do PT), deputada federal Perpétua Almeida e deputado estadual Moisés Diniz (os dois do PCdoB) estiveram neste sábado em audiência pública com o movimento social e dez vereadores de Cruzeiro do Sul.

* Na reunião, ficou acertada a criação de uma CPI, na Câmara de Vereadores, para apurar se os empresários estão mesmo praticando aumentos abusivos na gasosa.

* Mais informações amanhã, em release à imprensa pela assessoria de Jorge.

* O senador permanece até terça como presidente interino do Senado Federal.

* Não é pouca coisa. É o terceiro cargo mais importante da República.

*Mas preferiu cumprir a missão, por conta da viagem de Renan Calheiros a Roma, do jeito que mais gosta: viajando pelo interior do Acre, ouvindo e conversando com as pessoas.

* As visitas começaram na quinta em Feijó, onde pernoitou, prosseguiram na sexta em Tarauacá e Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul e ontem em Mâncio Lima.

* E o imbróglio continua entre o Palácio dos Bandeirantes e a Casa Rosada.

* Coluna Painel, da Folha de S. Paulo, mostra que a coisa engrossou com novas declarações da secretária de Justiça paulista, Eloisa Arruda.

* Ela acusa o governador Tião Viana de “agir como coiote”.

* Rapaz, isso ainda vai dar bode.

* Leia mais sobre o assunto na página 5.

* Bom domingo, leitor!

* Interino: Resley Saab

Assuntos desta notícia


Join the Conversation