JOSÉ PINHEIRO
O embate maior durante a sessão ordinária de ontem na Aleac, 22, ficou por conta dos deputados Geraldo Pereira (PT) e José Luís Tchê (PDT), ambos da base governista. Pereira voltou a acusar os prefeitos de incompetência política, enquanto Tchê culpou Dilma Rousseff (PT) por cortar os repasses aos prefeitos acreanos.
Pereira questionou os prefeitos do porquê de tanta reclamação. Disse que o choro dos deles é o ‘da incompetência’. O parlamentar não poupou nem mesmo os prefeitos do PT, seu partido. Ele acrescentou que se os gestores quiserem entregar as chaves de suas prefeituras que entreguem. Para ele, é um favor que fazem se entregarem.
“Se um prefeito do meu partido quiser entregar a chave que entregue. Por que se candidatou?”, questionou o deputado petista.
Entretanto, Pereira disse reconhecer que os municípios têm sido penalizados com maiores encargos na prestação de serviços. Para ele, o problema dos prefeitos está na despesa, ou seja, estão gastando mais do que se arrecada.
Já o deputado Luís Tchê (PDT) culpou a presidenta Dilma Rousseff (PT) pelo tratamento dispensado aos prefeitos brasileiros. Segundo ele, o Estado também sofre com o tratamento dado pelo Governo Federal. “O governador Tião Viana teve a maior dificuldade para pagar o 13º dos servidores no ano passado. Não dá para culpar os prefeitos”, destacou Tchê.
O pedetista estendeu as críticas à bancada federal do Acre, que permitiu que mais de R$ 400 milhões não fossem liberados para o Estado. Ele disse que os problemas das prefeituras são conhecidos de todos, mas como se resolverá se não há recursos garantidos.
“O deputado Geraldo Pereira vem aqui e diz que os prefeitos são incompetentes. Pois tem que dizer que a sua presidenta, a Dilma, tirou os repasses do FPM. Qual é a mágica que se faz para resolver isso?”.
Tchê rebateu outra crítica de Pereira, que afirmou, em sessão anterior, que muitos prefeitos poderiam ser presos. Ele destacou, em tom de ironia, que não haveria cadeia para tantos prefeitos.
“Será que se fosse prender prefeito iria ter cadeia suficiente? A presidenta Dilma não olha para o Acre com bons olhos”, disparou.