X

Secretários que irão concorrer às eleições deste ano são exonerados

 Os secretários de Educação, Daniel Zen, Pequenos Negócios, José Reis, Produção, Lourival Marques, presidente do Instituto Socioeducativo, Henrique Corinto e o secretário da Fazenda, Mâncio Lima Cordeiro foram exonerados pelo governador do Estado, Tião Viana, nesta terça-feira (1°). Além deles, o vice-governador César Messias e a subchefe da Casa Civil, Nazaré Araújo, também não respondem mais administrativamente pelos cargos.

 O motivo das exonerações é que os secretários irão disputar cargos eletivos em 2014, obedecendo assim, o artigo VI da Lei nº 8.112 de 1990, que prega o afastamento dos gestores dos cargos para disputar ao pleito eleitoral. Os secretários deixam de responder às suas pastas a partir da publicação no Diário Oficial do Estado.

 Durante a solenidade, o governador já nomeou três novos titulares das pastas. Marcos Brandão, que até então presidia o Instituto Dom Moacir, assume a Secretaria de Educação. Silvia Monteiro, que era secretária adjunta de Pequenos Negócios assume a pasta e a professora Rita Paro, passa a presidir o Instituto Dom Moacir.

 Os novos secretários de Fazenda, Produção e o presidente do ISE ainda não foram anunciados. Segundo o governador Tião Viana, os nomes dos outros secretários devem ser divulgados somente no decorrer da semana. Ele afirma que mesmo com a mudança de comando, o plano de governo continua o mesmo.

“Nada muda no quadro do governo, pois continuamos com a nossa política de planejamento com definição e com a busca de resultados junto a população. Há uma renovação, porque isso é fruto de uma decisão pessoal de cada um dos que estão saindo”, esclarece Tião.

 Das seis autoridades que foram afastadas, somente Mâncio Cordeiro e César Messias decidiram a pré-candidatura, ambos para deputado federal. Os outros secretários disputarão por uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

“Quero expressar a mais profunda gratidão por essa equipe que incorpora hoje um novo desafio e deixa um legado de contribuição verdadeira para o Estado, além de deixarem pessoas preparadas para dar continuidade ao trabalho realizado nas secretarias”, afirmou Tião Viana.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: