2 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Sistema socioeducativo do Acre ocupa 1° lugar na execução das vagas do Pronatec

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
10/04/2014 - 20:38
Manda no zap!CompartilharTuitar

 pronatecprimeiro
O Acre ocupa o 1°lugar na lista de execução dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para as medidas socioeducativas, em 2014, com 3.051 vagas. Os dados são do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

 O Distrito Federal aparece em segundo lugar com 1.767 vagas. E em terceiro, está o Rio Grande do Sul, com 962 vagas. Já o Acre, por meio do Instituto Socioeducativo (ISE), preencheu mais de 1.500 vagas, somente no primeiro trimestre desse ano.

 Até 2011, o número de cursos profissionalizantes ofertados pelo Pronatec para o ISE era zero. No ano seguinte, foram registrados 60 vagas em cursos para os adolescentes em medidas socioeducativas. Já em 2013, esse número saltou para 1.385.

 De acordo com o ex-presidente do ISE, Henrique Corinto, que iniciou o trabalho de valorização da profissionalização nos Centros Socioeducativos, esse programa é a porta de saída da criminalidade para os adolescentes em conflito com a lei. “O avanço está quando vamos além dos muros. Nós demos três passos importantes para atingir esse ótimo resultado. Primeiro, foi levar esses cursos para a medida de internação. Segundo, dar essa atenção também aos adolescentes do Meio Aberto. E terceiro, estender as vagas para as comunidades onde os adolescentes estão inseridos”.

 Corinto lembra uma situação na Vila do Incra. Um adolescente problemático havia saído há pouco tempo da medida de internação. Responsável por diversos furtos no local, o jovem era rejeitado pelos moradores. “Nós disponibilizamos 30 vagas no curso de Eletricista para a comunidade, porém, com a condição de que o menino participasse de todas as aulas. Para não perder a oportunidade, as pessoas iam buscá-lo em casa quando ele faltava e o ajudavam asair do vício das drogas. Depois, descobriram que a família dele passava fome e deram assistência. Hoje o adolescente está empregado nas obras do Cidade do Povo, porque contou com o apoio da sociedade”, exemplifica.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 O ISE estendeu as vagas disponibilizadas pelo Pronatec também aos municípios dos adolescentes internados nos Centros Socioeducativos. Eles são: Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Capixaba, Plácido de Castro, Acrelândia, Porto Acre, Senador Guiomard, Bujari e Rio Branco. A ideia é levar os cursos para todo Acre.
Segundo o coordenador do Pronatec no ISE, Tião Ferreira, os avanços são conquistas do governo do Acre em parceria com o governo federal. “Ao estender essas vagas à comunidade, não queremos apenas trabalhar a reincidência, mas também a prevenção”.

 Os principais parceiros e ministradores dos cursos são o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal do Acre (Ifac) e o Instituto Dom Moacyr (IDM).

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Interessados nas vagas remanescentes do Sisutec devem se inscrever até domingo, 13

Próxima Notícia

Agentes de saúde: Gladson anuncia votação do piso salarial e diz que classe é fundamental

Mais Notícias

Foto: Arquivo/prefeitura
Geral

Acima da cota de transbordo, enchente do Rio Juruá já afeta 6 mil pessoas em Cruzeiro do Sul

02/02/2026
Confira todas as atrações do Carnaval 2026. Foto: Ingrid Kelly/Secom
2º destaque

Carnaval de Rio Branco 2026 terá cinco dias de shows, concursos e desfiles; veja a programação completa

02/02/2026
Foto: Reprodução Assessoria
6º destaque

Feira de adoção garante novos lares para pets e vacina quase 200 animais em Rio Branco

02/02/2026
Foto: Reprodução/Instagram
4º destaque

Jéssica Ingrede anuncia retorno do reality acreano “A Colônia” e abre vaga para participante do público

02/02/2026
Foto: Clemerson Ribeiro/Secom
Geral

Cheia do Rio Acre já atinge 12 mil pessoas e alcança maior nível de 2026 em Rio Branco

02/02/2026
Foto: Arquivo/Defesa Civil
Geral

Cheia do Rio Iaco atinge 15,72 metros e deixa mais de 3,5 mil pessoas afetadas em Sena Madureira

02/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Agentes de saúde: Gladson anuncia votação do piso salarial e diz que classe é fundamental

Walter Prado culpa as hidrelétricas por enchentes no Rio Madeira

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre