Mais de 28 mil eleitores de Rio Branco tiveram o título cancelado em virtude da não realização do cadastramento biométrico. A decisão do juiz da 9ª Zona Eleitoral, Fernando Nóbrega, foi publicada no Diário Oficial eletrônico da Justiça Eleitoral desta sexta-feira, 2.
No entanto, os eleitores que tiveram seus títulos cancelados podem regularizar a sua situação até o dia 7 de maio. Os interessados podem procurar o Fórum Eleitoral de Rio Branco, em frente à Justiça Federal, localizado na BR- 364, no horário das 8h às 17h.
Outra alternativa de atendimento é buscar junto à Organização Central de Atendimentos (OCA), no Centro, a regularização do documento. Os eleitores que desejam manter a documentação em dia devem ter em mãos o comprovante de endereço e o RG. No caso de pessoas do sexo masculino, é necessário apresentar a carteira de quitação como Serviço Militar.
Rio Branco, Porto Acre e Bujari são os municípios acreanos a terem o serviço de biometria nas eleições deste ano. Na capital acreana, o serviço de coleta de dados foi concluído em 1º de março.
Em Rio Branco, dos 229.844 eleitores submetidos à revisão biométrica, 197.241 fizeram o recadastramento (85,82%). Durante o procedimento, regularizaram a inscrição 3.875 eleitores que estavam com o título cancelado ou suspenso. Somam-se ainda 12.219 alistamentos eleitorais e 15.532 transferências de títulos para Rio Branco.
Com essas operações, atualmente, o eleitorado da Capital apto a votar nas eleições de 2014 totaliza 228.867 eleitores. Os que não se recadastraram foram 32.603 (14,18%), dentre esses 28.208 tiveram seus títulos cancelados. Outros realizaram a transferência de domicílio de Rio Branco para outros municípios. (Com informações do TRE/AC/ Foto: Cedida)