O Rio Madeira subiu 12 centímetros em menos de 24 horas. A medição do nível do rio que é coletada diariamente pela Marinha do Brasil, através da régua da Hermasa, registrou na manhã desta quarta-feira (7) a marca de 17,32 metros.
Na última terça-feira (6), o nível do Rio Madeira estava em 17,20 metros. A marca preocupa os motoristas que utilizam a BR 364 sentido Rondônia-Acre-Rondônia, já que, na manhã de ontem, uma lamina de água de aproximadamente 10 cm emergiu na pista novamente.
Após aproximadamente 3 semanas com a pista seca, os motoristas voltam de novo a cruzar a rodovia inundada.
A situação mais preocupante fica na região da ponte Araras, localizada na BR 425, estrada que dá acesso aos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Rio Mamoré subiu 50 cm e mais uma vez á água tomou conta da pista.
A comunidade que mora nas regiões isoladas pela cheia permanece utilizando a Estrada Parque como rota de acesso ao restante do Estado.
Plano para reconstrução das áreas alagadas – Mais de 100 entidades deverão participar da elaboração do Plano Integrado de Reconstrução e Prevenção de Desastres em RO, evento que será realizado pelo Governo de Rondônia durante todo o dia desta quinta-feira, 8, a partir das 7 h, no Hotel Rondon Palace, prosseguindo até as 17h30.
Para o evento, que será coordenado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, foram convocados técnicos de diversas áreas do governo, e convidados representantes legais de entidades.
O prejuízo causado pela enchente do Rio Madeira foi avaliado até o momento em cerca de R$ 4,2 bilhões de reais, somados os afetados públicos e privados. Segundo a Coordenação Geral da Defesa Civil, a quantidade total de pessoas atingidas subiu para mais de 97 mil. (Do site Tudo Rondonia)