X

MÚSICA

A Kommitment Produções Artísticas (www.kommit ment.com.br) é a empresa responsável pela idealização e realização  do projeto “Música na Estrada”. Trata-se da itinerância de concertos de música clássica, palestras didáticas e oficinas musicais pelas regiões Norte e Centro-oeste do país, que caminha para sua 4ª edição com o apoio do Ministério da Cultura, BNDES e Santo Antonio Energia.

Os objetivos principais do projeto de continuidade estão lastreados nos conceitos de formação de plateia, aprimoramento musical e, acima de tudo, inclusão social através da música. Vale destacar que todas as atividades são gratuitas.

Este ano o projeto percorrerá novamente as cidades de Rio Branco/AC, Cruzeiro do Sul/AC, Porto Velho/RO, Cuiabá/MT, Palmas/TO e Boa Vista/RR, cruzando fronteiras e reunindo novos talentos. Além da formação de plateia e do aprimoramento musical, vamos convidar alunos das oficinas para tocar com a Orquestra de Câmara do Amazonas, sob a regência do Maestro Marcelo de Jesus, que volta a cena como grupo convidado.

1ª ETAPA – Pré-oficinas -Esta etapa possui como objetivo conhecer melhor os alunos inscritos nas oficinas, visando aprimorar a metodologia de ensino que será empregada em cada cidade. Esta etapa contará com a presença de renomados professores de cordas (Edvany Silva – violoncelo), madeiras (Carlos Rieiro – clarinete) e metais (Marcos Ono – trompete) que já participaram do projeto em edições anteriores. Este ano serão ministradas oficinas de violino, violoncelo/contrabaixo, trompete, trombone, clarinete, flauta e regência.

De 22 a 30 de julho:
* Rio Branco – 24 (das 9h às 12h / das 14h às 19h) – Escola de Música do Acre
* Cruzeiro do Sul – 25 (das 16h às 20h) e 26 (das 9h às 11h) – Teatro dos Nauas

2ª ETAPA – Oficinas, palestras e concertos
Agosto – 28 a 30
* Rio Branco: Oficinas – 28, 29 e 30 – das 9h às 12h – Escola de Música do Acre
* Rio Branco: Concerto – 30 – às 20h – Teatro Plácido de Castro
Todas as informações pertinentes ao projeto constam no portal  www.musicanaestrada. art.br, a partir de 28 de junho. (Assessoria)

TEATRO
Manual Para Dias Chuvosos

Dia 19 de julho, acontecerá no Teatro da FAAO a apresentação da peça teatral “MANUAL PARA DIAS CHUVOSOS”, com a participação dos atores Greta Antoine, Kiko Pissolato e Danielli Guerreiro.  A trama trata de um texto onde a solidão que a cidade grande traz é o conflito principal dos personagens. O texto propõe ainda ao expectador uma reflexão: será real o fim do mundo ou eu quem vai acabar para ele ? Não percam! Para maiores informações ligar no 9986-9952 ou 9998-2617.

Gaiola de Moscas

A brincadeira popular pernambucana do cavalo-marinho inspirou o Grupo Peleja (PE) a criar o espetáculo Gaiola de Moscas. A comédia será apresentada em Rio Branco, por meio do Projeto Palco Giratório, no dia 12 de julho, a partir das 20 horas, no Teatro Plácido de Castro. Os ingressos estarão disponíveis a partir das 19 horas, na bilheteria.

O espetáculo – Com duração de 50 minutos, a encenação envolve o espectador em um universo de precariedade e alegria, onde os personagens sobrevivem entre destroços e sonhos. O texto é uma adaptação do conto homônimo do escritor moçambicano Mia Couto.

No enredo, Zuzé é um curioso comerciante, vendedor de cuspes que, para salvar os negócios, torna-se vendedor de moscas. Sua mulher, cansada das ideias do marido, encanta-se por um forasteiro vendedor de “pintadas” de batons.

O grupo – O Grupo Peleja se formou em 2004, em Campinas (SP), a partir do interesse pela manifestação popular do cavalo marinho e pelo treinamento do Grupo Lume Teatro. Em 2008, mudou-se para Pernambuco, onde estruturou seu trabalho entre a dança, o teatro e as culturas populares em colaboração com artistas de diversas partes do Brasil.

Serviço:
Palco Giratório – Gaiola de Moscas
Data: 12  de julho
Horário: 20 horas
Local: Teatro Plácido de Castro
Informações: (68) 3302-1053

“Organismo”
“Organismo” é o mais novo espetáculo no projeto Encena no Arena do Sesc, montagem do Grupo de Teatro Macaco Prego da Macaca. O projeto “Encena no Arena” desenvolvido pelo Sesc no Acre envolve linguagens artísticas como teatro, música e literatura, como forma de difundir essas linguagens com objetivo de sensibilizar a comunidade nos seus segmentos culturais. A proposta é levar todos os sábados e domingos apresentações teatrais e contações de histórias no teatro de Arena do Sesc, além de outras atividades envolvendo diversas linguagens artísticas, amenizando a carência e a inacessibilidade da população aos bens culturais.

O Espetáculo – O Organismo é um espetáculo teatral com forte expressão sonora e plástica, tendo como fio condutor das cenas, a história de Gerlandinelza, uma mulher esquizofrênica, que não aceita estar novamente na miséria. O espetáculo apresenta um conjunto de histórias dos loucos, das prostitutas da cidade de Rio Branco. Como também, discute o corpo humano na dimensão da digestão, dos prazeres, das dores e da sua finitude.

Serviço:
Espetáculo: O Organismo
Quando:  12, 13, 19, 20, 26 e 27 de julho
Onde: Teatro de Arena do Sesc
Horário: 20h
Classificação: 14 anos

EXPOSIÇÃO
A exposição do artista plástico Darci Seles, “A Menina e o Palhaço” vai até 25 de julho, no salão de exposições do Sesc – Centro, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A exposição dá prosseguimento à difusão das artes plásticas no Acre, com ações de apoio aqueles que têm a arte como ofício e em possibilitar o acesso do público a programas educativos através do projeto Calenarte.

Sobre a Obra- A exposição de Artes Plásticas “A Menina e o Palhaço” do Artista Darci Seles é uma homenagem aos 10 anos de trabalho e sucesso dos atores Dinho Gonçalves e Marília Bomfim. O espetáculo que faz sucesso até hoje arrancando risos, alegrias, tristezas e harmonia. É nesta perspectiva que o artista pretende  provocar no espectador, através de suas obras, que eles olhem aqueles personagens representados em  outra forma de arte e sinta emoções, alegrias, tristezas e que sejam levados a harmonia do olhar ou do descontentamento.

Categories: Guia Gazeta
A Gazeta do Acre: