Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Palestino que vive no Acre consegue deixar Gaza

Yusif mostra casa atingida por míssil israelense em Gaza
Yusif mostra casa atingida por míssil israelense em Gaza

Depois de meses vivendo o terror nos territórios árabes ocupados, o palestino Yusif Awni El-Shawwa, de 67 anos, chegou a Rio Branco, na noite desta sexta-feira, 15. Radicado no Acre, junto à parte da família, El-Shawwa tinha ido à Faixa de Gaza — o epicentro dos confrontos que já dizimaram mais de 1,2 mil pessoas e deixaram outros milhares de feridos —, para visitar a mãe, em abril.

Após os ataques israelenses, que começaram no dia 8 de julho, ele não pôde mais retornar. “Estou muito abalado emocional e psicologicamente para falar alguma coisa agora”, disse ontem por telefone a esta GAZETA.

Em entrevista recente, uma filha de Yusif El-Shawwa, a delegada de Polícia Civil Márdhia El-Shawwa Pereira, 35 anos, já manifestava preocupação com a possibilidade de o pai ser atingido por bombardeios israelenses.

Desde que ele viajou para Gaza, a família aqui no Acre só se comunicava com o patriarca por meio de aplicativos de comunicação em celular. No dia 15 de julho, a casa da mãe de Yusif foi bombardeada parcialmente, obrigando-o a dormir com outros dois irmãos num único quarto.

Sair da versão mobile