X

Em período eleitoral, poucos parlamentares comparecem as sessões na Aleac

Embora o trabalho legislativo tenha sido retomado no início do mês de agosto, poucos são os parlamentares que comparecem as sessões na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O esvaziamento acontece apesar de sessões acontecerem normalmente.

A ausência dos deputados estaduais nas sessões plenárias acontece em decorrência do processo eleitoral que ocorre no dia cinco de outubro. Dedicados à campanha, apenas o quórum mínimo de parlamentares comparecem à Casa do Povo para abrir o trabalho legislativo.

Durante a Audiência Pública realizada nesta quinta-feira, 14, pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal, que tem como relator o senador Aníbal Diniz (PT), estavam presentes apenas dois parlamentares, o presidente da Mesa Diretora da Aleac, Élson Santiago (PEN) e o primeiro secretário, deputado Ney Amorim (PT).

Santiago, ao abrir a audiência pública na Aleac, lamentou a ausência dos demais parlamentares. “Estamos em ano de eleição e muitos dos nossos parlamentares estão em campanha eleitoral, por esse motivo eles não estão aqui para apreciar o evento”, disse.

O presidente da Casa do Povo chegou a afirmar que iria cobrar a participação dos deputados nos dias de sessão, porém, desde o retorno do recesso, é registrado apenas o quórum mínimo na abertura da sessão ordinária.

“A Casa não pode parar neste período. Precisamos manter um quórum para aprovar as matérias e tratar as demandas do legislativo. Os deputados precisam conciliar a campanha e o trabalho legislativo. Portanto, a Casa não deixará de funcionar em agosto e setembro e manterá sua pauta de votação de projetos de interesse da sociedade neste período”, disse.

Os parlamentares que compõem a Mesa Diretora da Aleac são os mais comparecem as sessões na Casa Legislativa, devido à obrigação de abrir os trabalhos na Casa.

As sessões estão iniciando, normalmente, às 10h e encerrando, no mais tardar as 11:30h, em decorrência da ausência dos parlamentares na Casa Legislativa.

 

A Gazeta do Acre: