Em uma solenidade realizada no final da manhã desta terça-feira, 19, no auditório da prefeitura, o prefeito Marcus Alexandre entregou mais sessenta e dois títulos definitivos para moradores de diversos bairros da Capital. Desde o início da gestão, já foram mais de três mil títulos de propriedade entregues até agora.
A entrega dos títulos definitivos foi acompanhada pelo secretário municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana (SMDGU), Luiz Rocha e também pelo presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umamrb), Gilson Albuquerque.
Com o título definitivo em mãos, o morador pode realizar importantes melhorias em seu imóvel e até conseguir financiamento para reformar e/ou ampliar a sua casa. Os títulos definitivos emitidos pela prefeitura são fruto de um importante diálogo com a comunidade. “É uma gestão que ouve os movimentos sociais e a comunidade”, frisou Gilson Albuquerque.
A regularização fundiária é um compromisso assumido pelo prefeito Marcus Alexandre. Por isso, ainda no ano passado, ele aprovou uma lei na Câmara isentando as taxas municipais para a regularização de imóveis. Antes, essas taxas chegavam a 30% do valor do imóvel, o que tornava difícil o processo de regularização.
De acordo com o prefeito Marcus Alexandre a meta da gestão é chegar até o final do ano com mais de cinco mil títulos definitivos emitidos. Bairros como o Ivete Vargas, Tancredo Neves, Glória, Aeroporto Velho, Vitória, Bahia Nova e Bahia Velha já foram beneficiados com títulos definitivos.
Entre os sessenta e dois beneficiados com o título definitivo do seu imóvel está Jorge Teixeira Pinto. Ele mora há trinta e cinco anos no bairro Aeroporto Velho e tem dificuldade de locomoção. Para ele, se não fosse essa importante política da prefeitura de Rio Branco, não teria como regularizar a documentação da sua casa.
Quem também fez questão de agradecer a prefeitura de Rio Branco pela emissão do título definitivo do seu imóvel foi Carlos Alberto Souza da Silva, que mora no bairro Nova Estação há três anos. “Não tenho nem palavras para agradecer ao prefeito Marcus Alexandre”, frisou.
Outro morador que não escondia a felicidade por estar recebendo o documento definitivo do imóvel foi seu Francisco Dourado, morador do bairro Estação Experimental há mais de vinte anos. “Se não fosse a prefeitura não teria condições de ter esse documento”, disse.
“Esse programa de regularização fundiária da prefeitura é muito importante porque ajuda a trazer a cidade para a regularidade. Nesse um ano e sete meses de gestão já emitimos mais de três mil títulos definitivos e nossa meta é chegar a cinco mil até o final do ano”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre. (Texto e tofo: Ascom PMRB)