25 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

25 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

“A minha trajetória mostra que sempre estive atenta às necessidades do Acre”, diz Perpétua

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
18/08/2014 - 15:36
Perpétua falou sobre a participação da mulher na política

Perpétua falou sobre a participação da mulher na política

Manda no zap!CompartilharTuitar
Perpétua falou sobre a participação da mulher na política
Perpétua falou sobre a participação da mulher na política

A candidata ao Senado da República pela Frente Popular do Acre (FPA), deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) é a quarta convidada na rodada de entrevista realizada pelo jornal A GAZETA com os candidatos que disputam a vaga ao Senado nas eleições deste ano.

Perpétua é casada com o professor Edvaldo Magalhães, com quem tem dois filhos. Nasceu no seringal Cruzeiro do Vale, que em 1992 tornou-se o município com o nome de Porto Walter.

Filha de seringueiro, caçula de uma família de 15 filhos, aos 14 anos ela entrou para o convento das irmãs Dominicanas, em Cruzeiro do Sul. Foi na igreja que Perpétua despertou para as causas sociais e a política.

Em 2000, ela foi eleita a vereadora mais votada da Frente Popular em Rio Branco. Desde 2002 é deputada federal, sendo a mais votada da FPA nos três pleitos e por duas vezes a deputada mais votada do Acre.

Presidiu a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, cadeira que pertenceu a nomes como Ulysses Guimarães. Atualmente é presidente da Subcomissão de Projetos Estratégicos das Forças Armadas da Câmara.

Em entrevista, a parlamentar falou sobre os desafios da campanha eleitoral e a importância da participação da mulher na política.

A GAZETA – O que lhe levou a se lançar candidata ao Senado Federal?
Perpétua Almeida – Agradeço sempre a Deus e ao povo por ter sido eleita representante do Acre no Congresso Nacional. Isso é extraordinário para uma menina que saiu do seringal, de família grande e humilde. A origem pobre me ensinou a ficar sempre do lado de quem mais precisa e também me dá coragem para ir mais longe.

Estou no terceiro mandato de deputada federal e acredito ter adquirido a experiência necessária para representar bem o Acre no Senado. O Senado é um espaço de equilíbrio de poder entre os Estados da Federação. Na Câmara dos Deputados, a representação é proporcional à população. Assim, o Acre tem oito deputados e São Paulo tem 78. Mas no Senado são três vagas para cada Estado. É no Senado que um Estado pequeno como o Acre se agiganta. Sou candidata com o compromisso de ser a senadora do Acre, sem compromissos estranhos ao nosso Estado.

A GAZETA – Qual o diferencial da sua candidatura?
Perpétua Almeida – O diferencial é compromisso exclusivo com o Acre. É defender os interesses do Acre acima de qualquer empresa ou interesse externo. Também vou fazer da minha campanha uma cruzada por eleições limpas e contra a compra de votos. Estou na rua, batendo na porta das pessoas, conversando com a população, levando nossas propostas. Uma campanha alegre, com a minha cara, do meu jeito de ser. A minha trajetória parlamentar e de vida mostram que sempre estive atenta às necessidades do povo do Acre e trabalhando pelas boas mudanças.

A GAZETA – Como a senhora avalia a participação das mulheres no cenário político?
Perpétua Almeida – A participação da mulher ainda é muito pequena. Dos 513 deputados federais eleitos em 2010, só 45 são mulheres. E no Senado são apenas 10 senadoras num universo de 81 senadores. Entre 188 nações, o Brasil é o número 156 em representação feminina nos parlamentos. E olha que nós, mulheres, somos mais de 50% dos eleitores brasileiros. Temos a Dilma na Presidência da República, mas as mulheres ainda estão sub-representadas nos espaços de poder. “Todo poder à mulher, esperança de um Brasil mais equilibrado”, disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio de Mello, em sessão solene do Congresso. Acredito nisso. Tenho fé que o Acre vai ajudar a corrigir essa desigualdade elegendo uma senadora.

A GAZETA – O que uma mulher senadora pode fazer de diferente neste mandato?
Perpétua Almeida – Uma mulher preparada para defender os interesses do Acre pode cumprir integralmente suas atribuições no Senado e ainda dedicar uma atenção especial à construção de políticas afirmativas em defesa das mulheres, jovens, crianças, idosos. É importante lembrar que até hoje, em toda a história do Acre, só elegemos uma única mulher para o Senado, que foi a senadora Marina. Laélia Alcântara e Íris Celia foram suplentes e assumiram o mandato. Mas todas se destacaram no Senado. E a Marina segue honrando o Acre e engrandecendo a política brasileira. Está no centro de um dos momentos mais trágicos da história recente do país, com a morte inesperada de Eduardo Campos. Ela age com a dignidade e a grandeza que o Acre e o Brasil aprenderam a ver nela.

A GAZETA – Depois desses anos como deputada federal, qual a sua avaliação?
Perpétua Almeida – Antes, permita-me falar um pouco sobre essa tragédia que tanto entristece o Brasil. Fui companheira do Eduardo Campos e da sua mãe, a Ana Arraes, que também foi deputada e hoje é ministra do Tribunal de Contas. O PSB é um partido sempre firme na Frente Popular. Nossa consternação é pessoal e política. Nossa solidariedade e respeito se estendem à família do Eduardo e também aos companheiros do PSB, especialmente a Marina, que fazia uma campanha tão próxima e tão unida com ele. Sobre nossa atuação na Câmara, acredito que honrei o voto do povo do Acre. Fizemos um mandato voltado para causas populares e nunca nos distanciamos da população e nem das suas necessidades.

A GAZETA – Qual sua maior vitória no parlamento federal?
Perpétua Almeida – Ainda sobre o mandato, vencemos importantes batalhas na Câmara, ajudamos na aprovação de projetos relevantes como o piso salarial para agentes comunitários, a aposentadoria especial para mulher policial, royal-ties da mineração para a Educação, gratificação para policiais federais e rodoviários que trabalharem em zona de fronteira. Promovemos parcerias com municípios, com destinação de recursos federais, por exemplo, para construção de áreas de lazer e esporte, reforma de mercado, equipamentos para agricultura familiar e piscicultura, combate às drogas, saúde da mulher. Sou uma das únicas parlamentares do Acre que conseguiu no parlamento aprovar duas importantes bandeiras relacionadas com o povo da Amazônia. Primeiro, a garantia de porte das espingardas para caçadores de subsistência. E muito especialmente a Emenda Constitucional dos Soldados da Borracha, com indenização de R$ 25 mil para os seringueiros Soldados da Borracha, viúvas e dependentes.

A GAZETA – Qual avaliação a senhora faz dos 16 anos de administração da FPA?
Perpétua Almeida – Estamos prestando contas e pedindo o voto do povo, com humildade e respeito, mostrando que fizemos boas mudanças e estamos preparados para fazer boas novas mudanças. Ainda há muitas coisas para melhorar e para isso estamos no nosso melhor momento de trabalho, com o Tião no governo e o Marcus Alexandre na prefeitura de Rio Branco. Estamos avançando na industrialização, no desenvolvimento e na geração de empregos. Temos o melhor projeto para o Acre e estamos preparados para fazer as boas mudanças.

A GAZETA – Qual a sua avaliação sobre o atual momento político do Acre?
Perpétua Almeida – Objetivamente, temos a Frente Popular mostrando e propondo boas mudanças versus a oposição das más lembranças de quando e onde governou.

A GAZETA – O governador Tião Viana foi eleito em 2010 com a diferença de menos um por cento dos votos. Como você enxerga a situação dele agora? Está melhor que em 2010?
Perpétua Almeida –Tião foi eleito governador com mais de 50% dos votos, no primeiro turno. E faz um governo sério e com grande aprovação popular. Claro que hoje o cenário é diferente de 2010. O governador Tião Viana vive um bom momento na disputa. A população reconhece o compromisso da Frente Popular e agora também conhece o estilo arrojado do Tião conduzir as transformações que precisamos. Basta citar a Cidade do Povo, o complexo de piscicultura, a implementação e incentivo para o desenvolvimento das indústrias madeireiras, de beneficiamento de castanha, o programa Ruas do Povo. E tantas outras boas mudanças. Tião Viana será reeleito, se Deus quiser.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A GAZETA – Em 2010, a presidente Dilma teve uma eleição pífia no Acre. A senhora acha que agora, na reeleição, é possível melhorar isso?
Perpétua Almeida – Tenho certeza. O governo da presidenta Dilma fez mudanças estruturais no país, tirou da linha da miséria mais de 65 milhões de pessoas. Aqui, o bolsa família ajudou muitas famílias a sair da pobreza extrema. Mais de 76 mil famílias acreanas são beneficiárias do Bolsa Família. Graças a recursos do Governo Federal, o Acre está avançando, desenvolvendo como, por exemplo, temos os R$ 53 milhões que recentemente foram destinados para obras de Mobilidade Urbana na nossa Capital Rio Branco. E as principais ações do governo Tião Viana, como Cidade do Povo, tem a parceria certa da presidenta Dilma.

A GAZETA – Uma mensagem para seus eleitores
Perpétua Almeida – Vamos lutar por eleições limpas e contra a compra de votos. Verifiquem a atuação parlamentar de cada candidato, comparem as propostas e a preparação de cada um para cumprir o que promete. Nesta terça-feira, 19, lanço minha plataforma parlamentar. Será às cinco e meia da tarde, na Central da Frente Popular, na Avenida Ceará. É um compromisso intitulado “Boas Novas Mudanças. Palavra e Ação”. Convido e agradeço a presença de cada um neste evento. Será um momento de aliança pelo Acre. Com fé, força e flor.

(Foto: Divulgação)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Ciclista é preso com drogas, no São Francisco

Próxima Notícia

Adoção: recusa a crianças negras e doentes engrossam a espera pelo novo lar

Mais Notícias

Foto: Pedro Devani/Secom
Destaques Cotidiano

Gladson prestigia estande do Acre no Salão do Turismo e reforça valorização do artesanato local

24/08/2025
Foto: Cedida
POLÍTICA

Governo fortalece o setor moveleiro do Juruá com redução da licença de operação ambiental

24/08/2025
Foto: Leandro Chaves
Destaques Cotidiano

No Acre, Bia Kicis nega que bolsonaristas largaram pautas de interesse do povo para focar na anistia

23/08/2025
Prefeitura de Rio Branco antecipa pagamento de agosto para mais de 10 mil servidores
Destaques Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco antecipa pagamento de agosto para mais de 10 mil servidores

23/08/2025
Vice-governadora Mailza Assis e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira - Foto: Reprodução/Instagram
POLÍTICA

Federação União Progressista confirma preferência por Mailza na disputa pelo governo em 2026

23/08/2025
Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

Filiação de Márcio Bittar ao PL reúne lideranças nacionais do partido em Rio Branco

22/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Adoção: recusa a crianças negras e doentes engrossam a espera pelo novo lar

Adoção: recusa a crianças negras e doentes engrossam a espera pelo novo lar

Projeto Música na Estrada chega ao Acre

Projeto Música na Estrada chega ao Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre