A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Rio Branco (Semsur) estima que para recolher o lixo eleitoral do segundo turno das eleições 2014 seja necessário uma semana e meia. Além disso, o órgão direcionou cinco equipes, composta por 12 pessoas cada, que estão trabalhando em locais estratégicos da Capital.
No primeiro turno das eleições 2014, foram recolhidos ao menos de 9,5 toneladas de ‘santinhos’. Na ocasião, a operação de varrição de santinhos demorou duas semanas e meia para recolher todo o lixo que ficou espalhado na capital acreana.
De acordo com o secretário da Semsur, Kellyton Carvalho, o trabalho será mais fácil desta vez, já que a quantidade de lixo foi inferior. “Com o número reduzido de candidatos nesse segundo turno, menos panfletos eleitorais foram descartados. Mesmo assim, nós intensificamos as equipes para fazer o trabalho com mais eficiência”, afirma.
Na véspera das eleições, o juiz eleitoral da 10ª zona, Anastácio de Menezes Filho, determinou que os partidos políticos ao poluírem as ruas com santinhos e panfletos de candidatos multa de R$ 100 mil.
“Distribuir santinhos após as 22 horas de sábado constitui crime eleitoral, e despejá-los nas ruas não é diferente, é até mais grave por causar tanta sujeira nas vias públicas. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre considera muito importante a iniciativa do Ministério Público Eleitoral para o segundo turno”, destacou o presidente do TRE/AC, desembargador Adair Longuini. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)