X

Jorge Viana destaca no Senado investimentos no aeroporto de Rio Branco

 O senador Jorge Viana agradeceu da tribuna do Senado nesta terça-feira, 14, os investimentos anunciados pelo secretário de Aviação Civil, Moreira Franco, e pelo presidente da Infraero, Gustavo Vale, no aeroporto de Rio Branco. Os dois estiveram na capital acreana na última semana para assinar a ordem de serviço para início das obras de recuperação da pista de pouso num valor de R$ 97 mil e também reforma no terminal de passageiro, com investimentos de quase R$ 30 milhões.

Jorge Viana acompanhou toda a agenda ao lado do governador Tião Viana e do senador Anibal Diniz. “A pista de pouso do aeroporto de Rio Branco tem sérios problemas, e esse trabalho que será executado agora vai, no fundo, completar a execução da pista de pouso, que ainda tinha deficiências no acostamento, na sua drenagem. Será feito um recapeamento completo na pista de pouso, e nós vamos ter, se tudo correr bem, um aeroporto em condição de uso por pelo menos seis, sete anos mais”, declarou Jorge.

O parlamentar reconheceu a dedicação da equipe do 7º Batalhão de Engenharia e Construção (7º BEC) que vinha trabalhando na manutenção da pista, mas que, segundo o senador, não reunia as condições técnicas necessárias para fazer o novo serviço. “Agora, uma empresa venceu o certame de licitação e essa ordem de serviço traz esperança ao povo do Acre de que nós vamos ter um aeroporto em condições plenas de operação, com a segurança necessária”, avaliou.

Interdição – Outra reivindicação feita pelo senador acreano à Infraero foi de ampliação do horário de funcionamento da pista de pouso que fica parcialmente interditada para que sejam feitos os reparos. “Nós vamos entrar agora no horário de verão e isso inviabilizaria todo o transporte de táxi aéreo no Estado do Acre”, declarou Jorge Viana. Tanto o presidente da Infraero como o secretário de Aviação Civil se comprometeram em determinar uma regra com novo horário para interdição do aeroporto.

O senador também cumprimentou o Ministério Público Federal e o Ministério Público Federal pela defesa do funcionamento adequado do aeroporto. “Esse momento é fruto da soma de esforços. Faço questão de estar aqui na tribuna do Senado agradecendo ao ministro Moreira Franco e ao presidente da Infraero pela solução encontrada, que é a mais adequada”.

A Gazeta do Acre: