Os candidatos Tião Viana (PT) e Marcio Bittar (PSDB), que disputam o Governo do Estado, se enfrentaram na noite desta quarta-feira, 22, no primeiro debate realizado neste segundo turno, pela TV Gazeta, afiliada da Rede Record. Faltando apenas três dias para o pleito eleitoral, os dois candidatos correm contra o tempo para alcançar a simpatia do eleitor e garantir o melhor percentual nas urnas.
O primeiro a chegar a TV Gazeta foi o candidato pela coligação Aliança Por Um Acre Melhor, que mostrou-se confiante para a vitória no próximo domingo. “Esta não é uma eleição qualquer. De um lado você tem a verdade e do outro você tem a opressão. Eu tenho a convicção de que sairemos vitoriosos deste pleito. Já está na hora desse grupo que governa o Acre há 16 anos, deixar o poder”, disse.
O tucano afirma que o Brasil, em especial o Acre, esperam por uma alternância de poder. “Nós temos uma proposta para governar o Acre e esperamos que a população nos dê esta oportunidade. Em nível de Brasil temos o Aécio Neves como a melhor opção para governar e levar o Brasil para o rumo do desenvolvimento. Já está na hora de ocorrer uma alternância de poder, pois, esse grupo que está aí já se acomodou”, frisou.
Bittar disse ainda que se eleito não disputará a reeleição. “Farei apenas um mandato. Minha visão não é quanto anos posso ficar no poder e sim o que posso fazer pelo meu Estado enquanto estiver no poder. Portanto, trabalharei para desenvolver o Estado nos meus quatro anos de governo. Reeleição não faz parte dos meus ideais”, pontuou.
O candidato à reeleição pela Frente Popular, Tião Via-na, agradeceu o apoio do povo do Acre e afirmou que trabalha em defesa do Acre, sempre contribuindo com a Democracia. “Só tenho a agradecer os acreanos que acreditam que posso continuar ajudando no desenvolvimento deste Estado. Sou um apaixonado pelo Acre e sempre farei o melhor por este povo. A minha resposta é sempre humildade e trabalho. A eleição vai ser decidida neste domingo e vou continuar demonstrando enorme vontade de conversar com as pessoas, que é o que tenho feito por onde tenho andado”, falou.
O candidato petista afirmou que está confiante com relação a uma possível reeleição. “Por onde tenho andado, a população tem me recebido com muito carinho e sinalizando que deseja que eu continue no comando do Estado a fim de dar continuidade aos avanços que temos alcançado nos últimos anos. Quero que o povo do Acre saiba que continuarei lutando pelo melhor para este Estado”, afirmou.
Quanto às pesquisas, divulgadas nos últimos dias, Tião Viana afirma que embora os resultados indiquem sua vitória, ele está com os pés no chão. “Os institutos de pesquisas mais tradicionais e seguros do país indicam uma possível vitória da Frente Popular, mas, para mim o que vale mais do que a pesquisa que está apontando a minha vitória, é a humildade de estar perto do povo do Acre e atender as suas necessidades. O trabalho é que me credenciará para continuar no Governo do Estado. Cremos que será uma linda vitória”, ressaltou.
O debate, mediado pelo jornalista Ogg Ibrahim, da Rede Record, foi dividido em quatro blocos. Corrupção, Habitação, Educação, Saúde, Segurança Pública e Ciência e Tecnologia foram os temas abordados com mais constância pelos candidatos.