X

Jorge Viana vistoria as obras do aeroporto de Rio Branco

Jorge Viana garante que vai cobrar das companhias melhorias na oferta de voos

Ontem, quando chegava de Tarauacá, o senador Jorge Viana vistoriou as obras do aeroporto de Rio Branco. Afinal, tem sido uma luta muito grande para que acontecessem essas obras. Além do grande empenho do governador Tião, o senador tem criticado e cobrado muito a Infraero.

Na realidade, o serviço e a oferta de voos pro Acre é muito ruim: as passagens são caras, os horários de voo são péssimos e o terminal de passageiros do Aeroporto de Rio Branco precisava de reparos há muito tempo. Em especial a pista que foi construída no lugar errado e vivia eternamente em obras.

Para o Acre a decisão da presidenta Dilma de ajudar a resolver parte desses problemas foi muito importante. São mais de 120 milhões de reais que estão sendo gastos pelo Governo Federal. Em alguns meses os acreanos já terão um terminal de passageiros com melhores condições e as obras ligadas a pista, agora com uma empresa especializada, deverão ser definitivamente concluídas. O senador ficou satisfeito ao constatar pessoalmente que o trabalho está sendo bem feito. A empresa está usando técnicas de asfaltamento que tentam compensar os graves problemas de solo do local onde foi feito o aeroporto.

O grande desafio agora é a solução dos problemas relacionados ao transporte aéreo. Nesse aspecto o senador Jorge Viana ajudou a conquistar uma importante vitória pra aviação regional quando conseguiu com o ministro Moreira Franco e a equipe da Infraero uma alteração no cronograma da obra. Inicialmente eles suspendiam definitivamente a operação de voos de taxi aéreo durante toda execução da obra. Isso iria criar o caos no transporte aéreo regional, levaria a falência algumas empresas e poria em risco a população do interior do Estado que precisa do transporte aéreo. O transporte de passageiros com problemas de saúde, por exemplo, não poderia ser feito do interior pra Capital. Mas, no encontro que aconteceu em Rio Branco, no início das obras do aeroporto, o ministro Moreira Franco e a Infraero se sensibilizaram com essa situação e determinaram que a pista seguisse operando sem interrupções com no mínimo 1.000 metros durante todo o dia.

No próximo dia 21 de dezembro, as obras irão ser suspensas até o mês de abril do próximo ano. Com isso as empresas aéreas vão poder voltar a operar durante o dia. Isso pode melhorar um pouco a situação dos usuários acreanos. O problema é que a TAM até agora tem dado sinais de que não vai voltar com o voo durante o dia. Mas Jorge Viana já deixou claro que “vou cobrar no Senado e, pessoalmente, vou fazer contato com as companhias pra que melhorem nossa oferta de voos”.

Essa tem sido uma grande preocupação já que no final do ano o número de passageiros aumenta e com isso aumenta também a dificuldade de conseguir um lugar pra viajar. E o que é pior: normalmente os preços também aumentam. “Acho que todos nós parlamentares devemos cobrar um melhor serviço e um preço justo. Segue sendo mais barato viajar pro exterior do que fazer uma viagem de Rio Branco a Brasília. Entrei na internet e vi que a TAM oferece voo de ida e volta de Rio Branco a Buenos Aires por 1.600 reais e a mesma TAM cobra 1.900 reais pela ida e volta no trecho Rio Branco/Brasília”, conclui o senador. E completa, “penso que essa luta por um serviço de transporte aéreo de qualidade e com preço justo na Amazônia ainda vai seguir sendo, por muito tempo ainda, uma de nossas principais prioridades”.  (Texto e foto: Assessoria Parlamentar)

A Gazeta do Acre: