X

Feira do Jovem Empreendedor é realizada em Rio Branco

Com o objetivo de prospectar os jovens para o mundo do trabalho e investir na educação empreendedora, o Sebrae no Acre por meio da Unidade de Capacitação Empresarial (UCE), promove  a “Feira do Jovem Empreendedor”. O evento que acontece desde a última quinta-feira, 20, teve início na Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias e contou com a participação de pais, alunos, professores, gestores e comunidade.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, como o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltado para alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, que estimula o protagonismo juvenil e a busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de uma postura empreendedora ou da criação do próprio negócio.

Hoje, 21/11 o evento acontece na Escola de Ensino Fundamental Marina Vicente Gomes, com alunos do 6º ao 9º. E no sábado (22/11), com alunos de Educação de Jovens e Adultos – EJA, em parceira com a Secretaria de Estado de Educação, no Mercado Velho, Centro da cidade.

O JEPP tem como principal meta disseminar o “espirito” empreendedor do público jovem. A última Feira do JEPP acontecerá no dia 29/11, (sábado), na Escola SESI, com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A Analista Técnica do Sebrae, Joelma Mourão, que atua na gestão do projeto no Acre, destaca a participação dos alunos e dos diretores das instituições de ensino envolvidas.

“Percebemos o envolvimento de todos na escola na execução do JEPP, diretores, professores e alunos construindo uma educação empreendedora, com atitudes e projetos que visam o desenvolvimento social da comunidade”.

O Programa Nacional de Educação Empreendedora foi criado para consolidar uma atuação sistemática e organizada de ações de educação empreendedora do Sistema Sebrae junto aos potenciais empreendedores de todo o país.

O potencial empreendedor é o indivíduo que não tem negócio próprio e não está envolvido na estruturação de um negócio e com o qual o Sebrae busca fomentar o empreendedorismo e desenvolver suas capacidades empreendedoras. No programa, é atendida uma parte desse segmento, que é o estudante regularmente matriculado na educação básica, superior e em cursos da educação profissional.

Com o programa, o Sebrae pretende contribuir para a construção de um novo perfil de estudante, pautado em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e compromisso com a realidade local. É, portanto, um programa de capacitação para o desenvolvimento de competências empreendedoras e para a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho. A estratégia de atuação se dá através do estabelecimento de parcerias com as instituições de ensino para a oferta de soluções para o atendimento do público-alvo. (Vanessa Melo França, da Assessoria Sebrae/AC)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: