X

Mundo Senai ajuda jovens na escolha da carreira profissional

O Sistema Fieac, por meio do Senai e Sesi, abriu as portas das suas unidades móveis para o público, especialmente para os jovens que cursam o ensino médio, com a finalidade de apresentá-los às profissões industriais e, com isso, ajudá-los a escolher seu futuro profissional, qualificando, assim, mão de obra para atender a demanda da indústria acreana.

No evento chamado Mundo Senai, que acontece simultaneamente em todo o Brasil, os visitantes podem conhecer as unidades móveis do Sistema Indústria nas áreas de Panificação e Confeitaria, Construção Civil, Mecânica Automotiva, Marcenaria Básica, Madeira e Móveis, Inclusão Digital, Audiometria, Odontologia, Medicina do Trabalho e Cozinha Brasil.

O presidente do Sistema Fieac, Carlos Sasai, acompanhado do diretor regional do Senai, João César Dotto, do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, e demais diretores do Sistema Indústria, cumpriu o roteiro de visitas e avaliou a importância da atividade para quem está buscando uma carreira profissional.

Sasai disse que o Senai, por ser o maior complexo de educação profissional da América Latina, precisa estar na vanguarda da qualificação profissional, ouvindo sempre os que de certa forma são os seus usuários principais. “O que nós queremos é divulgar o que o Senai faz na área de qualificação. O Mundo Senai é um programa nacional, onde tiramos dois dias durante o ano e abrimos as portas, trazendo alunos de todas as escolas, empresários e comunidade em geral que tenham interesse em conhecer o que a instituição oferece e, a partir dai, os alunos podem definir aquilo que realmente queiram ser profissionalmente. Particularmente no Acre, estamos fazendo a apresentação das nossas unidades móveis”.

“O Sistema Federação das Indústrias está de parabéns. As unidades móveis trabalham desde a construção civil até a mecânica, podendo levar capacitações não só para os bairros de Rio Branco como também para os municípios do interior do Estado. Onde tiver jovens para serem capacitados, as carretas podem levar a oportunidade para que tenham uma qualificação e irem para o mercado de trabalho. Tenho certeza que são os nossos jovens que ganham com essa ação, pois abre-se aqui um horizonte de oportunidades”, destacou o prefeito.

Dotto ressaltou que o público-alvo são os estudantes, mas que a instituição procura fazer um trabalho com as empresas, porque o Senai trabalha com profissões voltadas para a empregabilidade. “Estamos trazendo novos instrumentos, entre todas essas unidades móveis que estão expostas hoje, a que chama mais atenção é a de mecânica automotiva, com os equipamentos mais modernos, então isso é um atrativo porque o que a gente visa são os adolescentes que estão indo para o mundo do trabalho e eles enxergam uma novidade, um futuro na profissão. A nossa expectativa é fazer uma boa formação profissional, de tal modo que os alunos queiram realmente ser formados nas mais diversas profissões, por isso fizemos essa união com o Sesi e estamos mostrando toda nossa estrutura”.

No sábado, 22, o encerramento será realizado na Unidade Integrada Juruá, sendo pela segunda vez o evento estendido para o interior do Estado. Em Cruzeiro do Sul estão previstas atividades como visita aos laboratórios de Confecção, Tecnologia da Informação, Eletroeletrônica, Mecânica Automotiva, Refrigeração e Panificação e Confeitaria. (Ascom Fieac)

A Gazeta do Acre: