X

Previsão do tempo: Friale aponta grande volume de chuva e subida repentina de rios

Previsão é de aumento no volume de chuva na Capital

Devido às chuvas intensas que caíram nos últimos dias na maior parte do Acre, principalmente nos vales dos rios Acre, Xapuri, Muru, Tarauacá e Juruá, o pesquisador meteorológico Davi Friale alerta para o aumento no nível dos rios em Rio Branco, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Segundo o pesquisador, nos dias 27 e 28 de dezembro, o volume precipitado na bacia desses rios ultrapassou 150mm em algumas áreas. “No caso de Rio Branco, ainda não é motivo para maiores preocupações. Porém, o mesmo não se pode afirmar com relação a Cruzeiro do Sul e Tarauacá, onde as chuvas foram mais intensas e poderão elevar consideravelmente o nível dos rios daquelas cidades do centro e do oeste do Estado”, confirma.

Rio Tarauacá volta a transbordar
Nesta segunda-feira, 29, o Rio Tarauacá ultrapassou novamente a cota de transbordamento, segundo dados divulgados pela Defesa Civil Estadual. Em novembro, mais de cinco mil famílias ficaram desabrigadas no município de Tarauacá. O nível do rio está em 9,60 m, dez centímetros acima da cota de transbordamento que é de 9,50 m.

Rio Acre longe da cota de alerta, mas Defesa Civil já se prepara para uma cheia no mês de janeiro
Com base em dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a Defesa Civil Estadual se prepara para um novo recorde no volume de chuvas do primeiro mês do ano novo, o que deve ocasionar elevação considerável dos rios no Acre.

Com base em informações meteorológicas, a Defesa Civil Estadual já se prepara para uma cheia no mês de janeiro, quando o Rio Acre deve ultrapassar sua cota de alerta, e outra de grandes proporções em março de 2015.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Gundim, todos os anos que houve grandes alagações aconteceram duas alagações no mesmo ano, a primeira em janeiro e fevereiro e a segunda em março, que é maior.

“As alagações que aconteceram em março de 97, 2012 e 2014 foram alagações potentes que ficaram registradas na história da nossa cidade. E se isso acontecer em janeiro, de o rio ultrapassar a cota de alerta e de transbordamento, a gente pode se preparar, porque possivelmente irá acontecer mais de uma vez durante o ano”, destacou.

Gundim também ressaltou que as defesas Civil do Município e do Estado trabalham um plano de contingência prevendo  novas enchentes.

“A cota de hoje estava em 8,22 metro. É uma cota alta para o mês de dezembro. Além disso, as famílias que moravam nas regiões da cota de 14,90 metros foram removidas para a Cidade do Povo”, concluiu. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: