Um dia desses eu estava ouvindo minha avó conversando com minhas tias avós. O assunto era a novela das nove. Algo que acho engraçado quando ouço as pessoas falarem de novela é o fato de saberem exatamente o que irá acontecer nos capítulos seguintes. Nunca entendi a graça disso. E não tem nem como fugir: existem revistas que estampam em suas capas quem vai morrer, quem vai voltar à vida, quem vai ser desmascarado.
Mas então a conversa migrou para os personagens homossexuais da novela. Começaram a falar do fato de que agora toda novela eles estão presentes, falaram do beijo gay no final de Amor à Vida, do casal de lésbicas de Em Família, enfim: tudo era um absurdo, como o mundo está enchendo deles.
Essa é uma discussão que eu já havia ouvido antes. É muito novo pro brasileiro ver essas pessoas, que são tão presentes na nossa vida, aparecerem na televisão. Mais ainda para os mais velhos, que em sua juventude mal viam artistas negros na TV, e agora estão vendo pessoas do mesmo sexo dando um mísero beijo no último capítulo da novela.
É uma visão muito comum. Muitas pessoas acreditam que não têm preconceito com gays. Elas os toleram, mas acham que se duas pessoas do mesmo sexo adotarem uma criança esta vai crescer e virar gay também. Acham errado eles terem o direito de se casar e deveriam sair da televisão. São pensamentos muito diferentes dos da maioria das pessoas da minha idade, principalmente os acostumados com a televisão e literatura estrangeira.
Isso é muito evidente no Tumblr, por exemplo. Para quem não conhece, é uma rede social acessada, principalmente, pelo público jovem. É muito comum os fãs de uma série ou filme shippar* casais do mesmo sexo. Não importa se eles são ou não gays.
Recentemente li um livro da Rainbow Rowell em que esse assunto é abordado. Em Fangirl, a personagem principal, Cath, é uma autora famosa de fanfics* de uma série de livros muito popular. Nas suas histórias, o personagem principal se apaixona pelo seu arqui-inimigo. É como se Harry Potter e Draco Malfoy se apaixonassem e tivessem uma história de amor.
E vocês não têm ideia do quão comum isso é no universo tumblr da vida. Mesmo canais infantis como a Disney Channel já abordaram esse assunto. A série Boa Sorte, Charlie já mostrou duas mães levando a filhinha para brincar com a protagonista. Por que no Brasil isso é ainda tão polemizado?
*Shippar quer dizer torcer para um casal ficar junto.
*Fanfic são histórias escritas por fãs inspiradas em obras já existentes.
* Isabela Gadelha é estagiária de jornalismo do jornal A GAZETA
E-mail: [email protected]