X

Composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa já está definida

A composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para o biênio de 2015/2016 já está praticamente definida. Os nomes que ocuparão os principais cargos foram chancelados na quarta-feira, 28, após horas de reunião na presidência da Casa Legislativa, com os líderes de cada partido com representação o parlamento.

A eleição, que terá chapa única, ocorre no próximo domingo, 1º de fevereiro. A presidência da Casa do Povo, como já havia sido noticiada, ficará com o deputado Ney Amorim (PT). Sua experiência política somada aos mais de dez mil votos recebidos na última eleição, o credenciou a assumir o comando da Aleac nesta 14ª legislatura.

A novidade fica por conta da segunda vice-presidência, que será ocupada pelo deputado Raimundo da Saúde (PTN). O parlamentar chegou a lançar seu nome na disputa pelo comando da Casa, porém, desistiu ao não conseguir apoio dos colegas de parlamento.

A terceira vice-presidência ficará sob a responsabilidade do deputado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Chagas Romão.

Quanto às secretárias, o deputado Manoel Morais (PSB) ocupará o cargo de primeiro secretário. Depois da presidência, a primeira-secretaria é o cargo mais almejado entre os parlamentares, haja vista que o dono da função tem a atribuição de ordenar as despesas do legislativo.

A deputada Maria Antônia (PROS) será a segunda secretária. A confirmação do nome da parlamentar coloca fim aos rumores de que o oposicionista Nicolau Junior (PP) ficaria com o cargo.

Os demais cargos de menor expressão, que seriam os 3º, 4º e 5º secretários, serão rateados entre os demais postulantes a uma vaga na composição da Mesa Diretora.

 

A Gazeta do Acre: