3 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

3 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Mais de 500 mil estudantes zeraram redação do Enem 2014

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
13/01/2015 - 20:16
O ministro da Educação, Cid Gomes, detaca que o tema da redação do Enem 2014 – publicidade infantil –não  foi  tão  discutido  pela  mídia  quando  a  Lei Seca, tema do ano anteriorWilson Dias/Agência

O ministro da Educação, Cid Gomes, detaca que o tema da redação do Enem 2014 – publicidade infantil –não foi tão discutido pela mídia quando a Lei Seca, tema do ano anteriorWilson Dias/Agência

Manda no zap!CompartilharTuitar

Na edição de 2014, 529.373 candidatos tiraram nota 0 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na outra ponta, 250 obtiveram a nota máxima. O resultado do Enem estará disponível ainda hoje (13) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O tema da redação foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”.  Na edição de 2013, com menos inscritos, 481 redações tiveram nota mil e 106.742, nota 0.

Em 2014, entre os que zeraram a redação, 13.039 copiaram textos motivadores da prova; 7.824 escreveram menos de sete linhas; 4.444 não atenderam ao tipo textual solicitado; 3.362 tiraram zero por parte desconectada e 955 por ferirem os direitos humanos. Outras 1.508, por outros motivos.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Segundo o Inep, de 2013 para 2014 houve queda de 9,7% no desempenho dos concluintes do ensino médio, que foram 1.485.320 candidatos. De acordo com o ministro da Educação, Cid Gomes, a queda merece a atenção da academia para que se entenda o porquê disso, pois, de acordo com ele, em um ano, não houve grandes variações de financiamento ou de corpo docente no ensino médio suficientes para explicar a queda de desempenho.

O ministro da Educação, Cid Gomes, detaca que o tema da redação do Enem 2014 – publicidade infantil –             não  foi  tão  discutido  pela  mídia  quando  a  Lei Seca, tema do ano anteriorWilson Dias/Agência
O ministro da Educação, Cid Gomes, detaca que o tema da redação do Enem 2014 – publicidade infantil –
não foi tão discutido pela mídia quando a Lei Seca, tema do ano anteriorWilson Dias/Agência

“O tema de 2013 foi Lei Seca. Essa questão foi muito debatida, muito discutida. A mídia focou muito o tema. O tema agora, publicidade infantil, não teve um grande processo de discussão como teve o de 2013”, avaliou o ministro. “Não diria [que o tema foi] mais difícil, mas, sem dúvida, foi um tema que não teve um grau de discussão nacional como o tema de 2013”. O tema de 2013 foi “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.

Segundo o Ministério da Educação, na edição do ano passado, foram corrigidos 5.934.034 textos, dos quais 2.695.949 passaram para um terceiro corretor e 283.746 tiveram avaliação de uma banca de especialistas.

A correção da prova de redação leva em conta cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

Ao todo, segundo o Inep, 6.193.565 candidatos fizeram as provas nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1,7 mil cidades. Para ter acesso ao resultado, eles precisarão do número de inscrição ou do CPF e da senha criada na hora da inscrição. O candidato poderá recuperar a senha no próprio portal.

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Inep libera acesso ao resultado do Enem no fim do dia

Próxima Notícia

Pais podem consultar Detran antes de contratar serviço de transporte escolar

Mais Notícias

Exposição fotográfica “O Circense” sobre a arte do circo é aberta na Usina de Artes João Donato
Destaques Cotidiano

Show “Resposta ao Tempo” homenageia Aldir Blanc com clássicos da MPB na Usina de Artes João Donato

02/07/2025
Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online
Geral

Oportunidade para jovens do Acre: abertas 10 mil bolsas para curso gratuito de inglês com foco no mercado de trabalho

02/07/2025
Empreendedorismo e inovação marcam participação do Sebrae na 20ª edição da Expoacre Juruá
Destaques Cotidiano

Veja regras para acessar shows da Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul

02/07/2025
Gusttavo Lima faz anúncio inesperado e pega público de surpresa: “Decidi”
6º destaque

Gusttavo Lima e atrações locais agitam segunda noite da Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul

02/07/2025
Mutirão garante exames de DNA e reconhecimento de paternidade gratuitos em cidades do Acre
Geral

Mutirão garante exames de DNA e reconhecimento de paternidade gratuitos em cidades do Acre

02/07/2025
Suspeito de estuprar netas da companheira de 6 e 12 anos é preso em Rio Branco
4º destaque

Suspeito de estuprar netas da companheira de 6 e 12 anos é preso em Rio Branco

02/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Pais podem consultar Detran antes de contratar serviço de transporte escolar

Governo avalia trechos da BR-364 para plano de contingência dos rios

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre