Em ofício, o deputado Flaviano Melo (PMDB) solicitou ao Ministério da Integração informações acerca das ações do Governo Federal em relação ao alagamento de cidades acreanas. O parlamentar, que esteve em Brasileia na semana passada, fez questão de ressaltar a situação crítica do município acreano, “cuja prefeitura já decretou Estado de Emergência em virtude da invasão das águas do Rio Acre”.
Flaviano enfatizou que as cheias vêm causando enormes prejuízos à economia de Brasileia, bem como sérios transtornos à população, “afetada em todos os níveis pela cheia do Rio Acre”. E lembrou que o município foi alvo, em 2012, de uma cheia histórica que atingiu praticamente toda a cidade, “desabrigando centenas de famílias e causando transtornos irremediáveis a toda a comunidade”.
Por fim, o deputado lembrou que a expectativa de chuvas intensas pode resultar em cheias de proporções ainda maiores. Assim, acrescentou o parlamentar, é possível ocorrer enchentes provocadas pelo transbordamento dos rios Acre (atingindo até mesmo a Capital-Rio Branco), Tarauacá, Iaco e Purus, além de cheia em cursos fluviais de menor porte. Diante disto, o deputado disse que é “imperativo o atendimento preventivo às populações localizadas em área de risco bem como o socorro às já atingidas pelas águas”. (Assessoria Parlamentar)