Os oitos deputados federais que compõem a nova bancada federal do Acre em Brasília também foram empossados no último domingo, 1º. Dos parlamentares da legislatura passada, apenas dois retornam à Câmara Federal.
Tomaram posse os deputados Sibá Machado (PT), Leonardo de Brito (PT), Raimundo Angelim (PT), Alan Rick (PRB), César Messias (PSB), Flaviano Melo (PMDB), Jéssica Sales (PMDB) e Major Rocha (PSDB).
Reeleito para o seu segundo mandato, o deputado federal Sibá Machado (PT) assumiu a liderança da maior bancada da Casa. Em relação à nova legislatura, o parlamentar destaca como importante o debate da reforma política.
“Uma Reforma Política é mais do que essencial. Os métodos utilizados às eleições estão cada vez mais nocivos. Esse sistema envelheceu e caducou e o Congresso precisa apresentar uma fórmula diferente”, relatou.
O deputado Flaviano Melo (PMDB), também reeleito ao cargo, frisou que o momento é de reflexão para a realização de um bom mandato. “Chego aqui respaldado por milhares de votos e tenho que corresponder a esta expectativa. Portanto, é hora de refletir sobre a responsabilidade que mais uma vez assumimos”, disse.
O deputado Leonardo Brito (PT), mais jovem parlamentar da bancada do Acre, disse que fará um trabalho em parceria com o governo do Estado para auxiliar no crescimento do Acre.
“Nesse momento estamos vivendo um Novo Acre, com investimentos na economia e nas cadeias produtivas. E quero colocar o meu mandato à disposição do governo para ajudar nessas conquistas. Além de me empenhar pela nossa educação com o aumento dos cursos superiores no Estado, principalmente, no interior”, disse.
pós a posse, foi realizada à votação da nova Mesa Diretora da Câmara Federal. Conforme o esperado, o deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. O legislador, que lançou sua candidatura em novembro, disputou o cargo com Arlindo Chinaglia (PT/SP), Júlio Delgado (PSB/MG) e Chico Alencar (PSOL/RJ).